Parlamento japonês aprova lei que obriga implantação de microchips em animais de estimação
Uma lei japonesa que entrou em vigor nesta quarta-feira exige que os vendedores de animais de estimação implantem microchips eletrônicos em cães e gatos de forma que seus donos possam ser identificados caso os animais se percam.
O Parlamento japonês aprovou a lei revisada sobre o bem-estar e supervisão de animais de 2019.
Os governos locais acolhem cerca de 72.000 cães e gatos abandonados ou perdidos por ano.
A lei revisada obriga as lojas de animais de estimação, criadores e outros vendedores a implantar chips cilíndricos, que têm cerca de 1 centímetro de comprimento e 2 milímetros de diâmetro e números de identificação de 15 dígitos.
O nome do vendedor e o nome do animal, gênero, raça e cor do pelo devem ser registrados em um banco de dados do governo.
Dados do proprietário, tais como nome, endereço e número de telefone também devem ser registrados no banco de dados dentro de 30 dias após a aquisição de um animal.
As pessoas que já possuem gatos ou cães, ou que vão ganhar tais animais de estimação, assim como os grupos de proteção de animais são exortados a inserir chips em seus animais.
O Ministério do Meio Ambiente diz que a nova exigência ajudará as pessoas a encontrar seus animais de estimação perdidos e evitará também que os donos os abandonem.
FONTE:NHK PORTUGUÊS