Japão vai fazer previsões de bandas de precipitação linear com possíveis chuvas intensas
A Agência de Meteorologia do Japão vai emitir a partir de quarta-feira previsões de bandas de precipitação linear, com possíveis chuvas torrenciais.
O órgão planeja publicar previsões com antecedência de seis a 12 horas das possíveis condições atmosféricas. As informações serão divididas em 11 áreas diferentes. Funcionários da agência manifestaram expectativa de que as previsões levem a população a tomar medidas de precaução diante de graves desastres causados por chuvas, embora o nível de precisão ainda seja limitado.
Dados anteriores mostram que, em cada dois de três casos, o órgão não teve sucesso em previsões de bandas de precipitação linear. A proporção de acertos por bandas de precipitação linear permanece em torno de 50% nacionalmente e de aproximadamente 25% quando se trata de regiões específicas do Japão.
Os funcionários da agência afirmam que ainda é difícil fazer previsões acuradas. Expressam, porém, convicção de que, com a emissão das previsões, seja elevada a probabilidade de haver intensas chuvas e agravamento imediato das condições meteorológicas. Eles manifestam expectativa de que a população se prepare para possíveis desastres quando forem feitas as previsões.
FONTE: NHK PORTUGUÊS