Janela Para o JapãoNotícias

Iene cai para nova mínima em 20 anos em relação ao dólar

O iene caiu para uma nova mínima de 20 anos em relação ao dólar nesta segunda-feira (13), com os dados de inflação nos Estados Unidos impulsionando os rendimentos do Tesouro, diminuindo o impulso obtido com a especulação de que as autoridades japonesas poderiam intervir para apoiar a moeda.

O dólar subiu 0,43% na segunda-feira para 135 ienes, um pico de 20 anos, e se aproximando da alta de 2002 de 135,20.

O iene subiu brevemente na noite de sexta-feira (10), quando o governo e o banco central do Japão disseram estar preocupados com suas recentes quedas acentuadas, uma rara declaração conjunta vista como o aviso mais forte até o momento de que Tóquio poderia intervir para apoiar a moeda.

“Os rendimentos crescentes no exterior e os preços da energia, juntamente com as contínuas mensagens dovish do Banco do Japão, levaram o USDJPY a máximas de duas décadas”, disseram analistas do Barclays.

Eles esperam que a cotação de dólar/iene seja negociada entre 131 e 136 esta semana e observaram que “não há limites claros acima (da alta de 2002) além dos números redondos de 136, 137 e 138”.

O rendimento de referência de 10 anos dos EUA atingiu 3,2% na manhã de segunda-feira, tendo ganho quase 12 pontos-base na sexta-feira depois que a inflação dos EUA superou as expectativas, gerando apostas de que o Fed terá que aumentar as taxas de forma ainda mais agressiva.

FONTE: ALTERNATIVA ON LINE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *