Japão: suposto mentor de golpe milionário de subsídio é preso após voltar de Dubai
Daiki Matsue, suspeito de ser o mentor de um golpe nos subsídios do governo relativos à pandemia de coronavírus, foi preso pela polícia japonesa após voltar de Dubai, publicou a NHK.
Ele é acusado de receber de forma fraudulenta subsídio concedido pelo governo em 2020, alegando falsamento que sua renda como único proprietário de empresa havia caído drasticamente devido à pandemia. O suspeito de 31 anos fugiu para Dubai em fevereiro deste ano.
A polícia acredita que Matsue pertença a um grupo que teria realizado um enorme esquema de fraude, usando o aplicativo Line para instruir estudantes universitários e outros jovens sobre como obter os subsídios de forma ilegal.
As autoridades suspeitam que Matsue angariou cerca de 80% dos subsídios que esses jovens receberam e investiu o dinheiro em criptoativos.
Para a polícia, o grupo pode ter recebido ilegalmente 200 milhões de ienes em subsídios.
Os investigadores dizem que Matsue não admitiu ou negou as acusações. O acusado indicou que só falará na presença de um advogado.
Nove membros do grupo também foram presos, incluindo Kohei Tsukamoto, 24, funcionário do Departamento Nacional de Impostos de Tóquio. Desses, sete tiveram seus casos enviados à Promotoria.
FONTE: ALTERNATIVA ON LINE