Governo japonês planeja criar agência especializada em controle de doenças infecciosas
A NHK teve acesso à informação de que o governo japonês pretende criar uma agência de controle de doenças infecciosas sob o Secretariado do Gabinete.
O governo pretende compilar medidas drásticas de combate a doenças infecciosas após receber, nesta quarta-feira, propostas sendo criadas por um painel de especialistas que está estudando medidas contra o coronavírus.
De acordo com o plano preliminar, a nova agência será um corpo unificado responsável pelas medidas a serem adotadas para combater doenças infecciosas.
Atualmente, existem papeis sendo atuados separadamente pelo Secretariado do Gabinete, pelo Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar Social, além de outras pastas.
O projeto também pede pela integração do Instituto Nacional de Doenças Infecciosas, que conduz investigações de base, com o Centro Nacional de Medicina e Saúde Global, o qual oferece medicina clínica.
O novo instituto que seria criado pela unificação será equivalente a uma versão japonesa do Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos.
O governo também planeja adotar uma força-tarefa especializada em doenças infecciosas para aumentar a capacidade de resposta do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar Social. A força-tarefa irá cooperar com o novo instituto e municípios.
O projeto também pede pela realização de um estudo sobre a concessão de maiores poderes a governos provinciais para que possam emitir instruções e ordens a hospitais para reservar leitos quando houver um caso de disseminação de doenças infecciosas.
FONTE: NHK PORTUGUÊS