Saúde

Programa Diagnóstico Precoce inicia nova etapa de capacitação de profissionais e estudantes da área da saúde

Realizado através de uma parceria entre a Santa Casa de Marília e o Instituto Ronald McDonald, o Programa Diagnóstico Precoce Salva Vidas inicia nova etapa de capacitação de profissionais na Secretaria Municipal da Saúde de Marília.

Nos dias 21 e 23 de junho, 16 e 18 de agosto, profissionais de nível médio da área da saúde participam das atividades; nos dias 12 e 14 de julho, 20 e 22 de setembro, é a vez dos profissionais de nível superior da área da saúde.

A capacitação vai acontecer no prédio da Secretaria Municipal da Saúde, sempre das 14h às 17h, de forma presencial. Os cursos do Programa Diagnóstico Precoce Salva Vidas são ministrados pelos médicos Renata Trinca, Fábio Nunes e Bruna Carvalho.

A capacitação é uma forma de aumentar o conhecimento das equipes de saúde para que estes profissionais possam fazer o encaminhamento de casos quando do aparecendo de sinais de câncer. “É preciso ficar atento quanto aos sintomas e orientar as famílias a levarem crianças e adolescentes o mais rápido possível para um diagnóstico e posterior tratamento médico. Isso aumenta sobremaneira as chances de cura”, enfatizou a médica oncologista pediátrica da Santa Casa de Marília, Renata Trinca.

Somente no ano passado, foram capacitados 137 profissionais da rede básica de saúde. Em etapas anteriores, o mesmo trabalho já havia sido realizado com médicos e estudantes de medicina e enfermagem de instituições assistenciais e de ensino da cidade.

“Iniciamos mais uma etapa do Programa Diagnóstico Precoce Salva Vidas contando com o apoio da Secretaria Municipal da Saúde. Esperamos grande número de inscritos e desta forma colaborar para a detecção precoce e tratamento do câncer em crianças e adolescentes da nossa região”, ressaltou a coordenadora técnica do Programa Diagnóstico Precoce Salva Vidas, Amanda Almeida.

Trata-se de iniciativa desenvolvida a partir da renda da campanha de combate ao câncer infantojuvenil McDia Feliz, em parceria com o Instituto Ronald McDonald.

O Centro de Oncologia da Santa Casa de Marília tem tradição de mais de 20 anos no tratamento do câncer, não somente infanto-juvenil, mas também adulto. A unidade realiza, somente pelo SUS (Sistema Único de Saúde), para Marília região, por ano, mais de 1.000 internações oncológicas, 14.000 consultas oncológicas e 8.000 sessões de quimioterapia.

Há 23 anos a Santa Casa de Marília mantém parceria com o Instituto Ronald McDonald na realização do McDia Feliz, em que toda a renda com a venda do sanduíche Big Mac e de camisetas da campanha é revertida à Oncologia Pediátrica da unidade hospitalar filantrópica mariliense.

Este ano a campanha de combate ao câncer infantojuvenil acontece no dia 27 de agosto. Diversas atrações artísticas como shows musicais e a presença de super-heróis estão previstas para acontecer nas duas lanchonetes do McDonald’s de Marília (avenida Tiradentes e avenida Manoel Müller).

Informações e inscrições para o curso de capacitação do Programa Diagnóstico Precoce Salva Vidas através do celular (14) 99627-4525 (falar com Amanda Almeida).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *