GeralMundo

Em reposta à pandemia, Unicef aumentou aquisições e entregas em 61% no ano passado

O Fundo das Nações Unidas para Infância, Unicef, anunciou resultados recordes em aquisições e entregas em 2021. O valor total de suprimentos e serviços adquiridos pela agência da ONU atingiu mais de US$ 7,1 bilhões, um aumento de 61% em relação ao ano anterior.

Grande parte desse alta nas compras reflete o papel do Fundo na resposta global à pandemia, inclusive como um dos principais parceiros de entrega no Mecanismo de Acesso Global de Vacinas contra a Covid-19, o Covax.Além das doses contra o coronavírus, o Unicef adquiriu 2,3 bilhões de imunizantes de rotina para proteger as crianças

© Unicef/Vinay Panjwani

Além das doses contra o coronavírus, o Unicef adquiriu 2,3 bilhões de imunizantes de rotina para proteger as crianças

Vacinação infantil

O Unicef gerenciou distribuição de mais de 884 milhões de doses de vacina pelo mecanismo Covax e outras iniciativas a 110 países.

Além das doses contra o coronavírus, a agência adquiriu 2,3 ​​bilhões de imunizantes de rotina para proteger as crianças contra diarreia, sarampo, pneumonia, poliomielite, tétano, tuberculose e outras doenças potencialmente mortais, mas evitáveis.

No total, cerca de 3,2 bilhões de doses de vacinas foram enviadas em 2021.

Como a maior compradora de vacinas do mundo, a organização desempenhou um papel urgente na resposta à pandemia de Covid-19, gerenciando grandes volumes de vacinas doadas, além de adquirir e enviar grandes quantidades de outros suprimentos, como seringas, testes diagnósticos e equipamentos de proteção individual.

As complexas operações de abastecimento do Unicef mantiveram o apoio ininterrupto a programas para crianças e comunidades vulneráveis ​​em todo o mundo.

A resposta à pandemia de Covid-19 e às emergências humanitárias em países como Afeganistão, Etiópia, Haiti e Iêmen continuou apesar das interrupções na cadeia de suprimentos global, escassez de contêineres, congestionamentos nos portos e aumento dos custos de frete, que tiveram que ser superados para garantir a chegada de vacinas, medicamentos e outros itens essenciais que salvam vidas.Campanha de vacinação contra a poliomielite ocorre em um campo de deslocados em Marib, Iêmen

© UNICEF/Mahmoud Fahdl

Campanha de vacinação contra a poliomielite ocorre em um campo de deslocados em Marib, Iêmen

Acordos e parcerias

Segundo o Unicef, parcerias e acordos comerciais com a cadeia de suprimentos e o setor de transporte foram a fundamentais para enfrentar o desafio logístico.

Uma carta histórica assinada pelo Unicef no final de 2020 entre o Fórum Econômico Mundial e 18 empresas de transporte, companhias aéreas e logísticas foi concretizada em 2021, juntamente com a Iniciativa de Frete Aéreo Humanitário com as principais companhias aéreas.

A diretora executiva da agência, Catherine Russell, afirmou que a conquista excepcional do fundo em compras e entrega “foi possível graças à solidariedade que foi entre o Unicef, a indústria e outros parceiros humanitários”.

Para ela, foi essa colaboração que possibilitou a superação de obstáculos para manter “as cadeias de suprimentos em movimento para fornecer suprimentos essenciais a crianças vulneráveis ​​e suas famílias.”

A diretora da divisão de suprimentos do Unicef, Etleva Kadilli, reforçou a mensagem da chefe do Fundo afirmando que ao lado de governos, doadores, parceiros e indústria, garantir acesso equitativo deve ser uma prioridade.

Ela afirmou que a equipe do Unicef seguirá trabalhando para fortalecer as cadeias de suprimentos que “serão ágeis e resilientes para as gerações futuras”.

FONTE: ONU NEWS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *