VariadosVariedades

Você sabe por que as rotas de fuga possuem apenas imagens?

Desde o princípio de sua existência, o ser humano foi conduzido a fugir imediatamente do fogo. No cotidiano, numa situação de emergência, instintivamente, regredimos ao nosso estado primitivo, aflorando o senso de sobrevivência que ainda possuímos. Diante da iminência da morte, nosso cérebro necessita absorver informações de forma rápida. Agora pergunto: você conseguiria ler em uma situação assim: estando no último andar de um prédio e as chamas começando?

Acredito que não. Por isso, nas sinalizações das rotas de fugas são utilizadas imagens, que tecnicamente chamamos de pictogramas. Estes pictogramas são claros e objetivos, indicando a ação que a pessoa precisa tomar. Geralmente é uma figura humana fugindo para a direção segura. No caso, estando no último andar, a pessoa precisará identificar a rota que a leve para o piso térreo.

A rota de fuga estabelecida aqui não levará em conta o elevador e sim para escada. Isso porque a primeira ação do Corpo de Bombeiros numa situação drástica com chamas é desligar a energia elétrica. E, sem energia, o elevador não funcionará. Da mesma forma, sem luz, a placa irá ‘brilhar’ no escuro, graças ao seu padrão fotoluminescentes.

Uma eficiência na rota de fuga está atrelada ao um projeto bem dimensionado, minimizando os prejuízos materiais e as perdas de vida. O dimensionamento da rota de fuga deve estar presente em todos tipos de construção, excluindo residências unifamiliar. No escritório de engenharia FCA & Sabaini há um corpo técnico especializado em analisar a viabilidade e o desempenho da rota de fuga, conferindo segurança apropriada ao projeto.Para mais informações, (14) 3316-7308, Instagram @fca.e.sabaini.engenharia, Facebook FCA & Sabaini Engenharia.

Filipe Ceolin de Abreu é engenheiro civil e engenheiro de segurança do trabalho, diretor da FCA & Sabaini, (14) 3316-7308 e-mail filipeceo@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *