Oizumi celebrará Dia Nacional da Imigração Japonesa
O Dia Nacional da Imigração Japonesa, a ser celebrado neste sábado (18), terá uma festa especial em Oizumi, na província de Gunma.
A comemoração faz parte do Projeto Restart Community, criado com o objetivo de integrar os nikkeis brasileiros e latinos com a comunidade local no âmbito cultural, econômico, social e esportivo.
A data marca a chegada do navio Kasato Maru ao Porto de Santos, em 1908, com 781 japoneses a bordo. Hoje, o Japão abriga cerca de 200 mil nipo-brasileiros.
Oizumi é conhecida como a cidade brasileira no Japão por ter sido uma das portas de entrada dos primeiros dekasseguis há 30 anos.
Na programação da data constam um coquetel, pocket show da cantora japonesa Mariko Nakahira e do cantor Rei Capoeirap. Haverá ainda palestra sobre o futuro da comunidade (Next 30) e as suas três décadas na região, distribuição de brindes e entrega de flores no Restart Memorial, em Hachioji, dentre outras atrações.
O Restart Community instalado no World Plaza Oizumi vem tendo uma atuação forte, como a viabilização da construção do Museu da Imigração no Japão (Nihon Teiju Shiryokan), com informações sobre a trajetória local dos brasileiros; e do Restart Memorial, local que recebe cinzas dos nikkeis mortos no país.
Graças ao incremento cultural e gastronômico que os dekasseguis proporcionaram à cidade, que recebe visitantes de várias partes do país, hoje o Restart Community integra a Associação de Turismo de Oizumi.
O Restart Community atua na região, buscando ampliar a integração entre os estrangeiros locais, tornando Oizumi uma cidade plural no futuro. Mas alcança também o Brasil, como por exemplo no Projeto Alambari, em Sorocaba (interior paulista), onde a ideia é atrair interessados em trabalhar no cultivo de hortaliças, legumes e frutas.
O Restart Community também estará presente em julho no Festival do Japão. Na ocasião, os interessados poderão conhecer mais sobre o projeto e inclusive estabelecer parcerias.
A programação do sábado irá das 10h às 12h. Mais informação poderão ser obtidas pelo telefone 090-3068-1285.
FONTE: ALTERNATIVA ON LINE