Brasileiros comemoram Dia da Imigração Japonesa com evento em Oizumi
A cidade de Oizumi (Gunma) foi palco das celebrações do Dia da Imigração Japonesa no Brasil, comemorado no sábado também em várias regiões brasileiras. A data de 18 de junho marca a chegada do navio Kasato Maru ao Porto de Santos, em 1908, com 781 japoneses a bordo.
O Brasil abriga atualmente o maior número de japoneses e seus descendentes fora do Japão, e no arquipélago nipônico formou-se uma comunidade de cerca de 200 mil nipo-brasileiros ao longo de três décadas.
A cidade de Oizumi é conhecida por ter sido porta de entrada dos primeiros decasséguis, e ganhou fama como “Burajiru Town” por ter a maior concentração de brasileiros no Japão. Estima-se que quase 10% dos seus 40 mil habitantes tenham raízes no Brasil.
Em agradecimento à cidade pela acolhida, na fachada do prédio World Plaza Oizumi foi escrito “I love Oizumi” (Eu amo Oizumi). As celebrações dos 114 anos da Imigração aconteceram nesse local, e incluíram na programação palestra com o Angelo Ishi (foto abaixo), colunista da Alternativa e professor da Universidade, e discussões sobre o futuro da comunidade (Next 30) e as suas três décadas na região, além de apresentação do cantor japonês Rei Capoeirarap.
O evento fez parte do Projeto Restart Community, criado com o objetivo de integrar os nikkeis brasileiros e latinos com a comunidade local no âmbito cultural, econômico, social e esportivo.
FONTE: ALTERNATIVA ON LINE