Janela Para o JapãoNotícias

Japão dá início à campanha eleitoral para a Câmara Alta

Campanhas eleitorais foram oficialmente iniciadas no Japão para a eleição para a Câmara Alta do Parlamento, marcada para ocorrer no dia 10 de julho. A perspectiva é de que ela servirá como um termômetro da opinião pública sobre o atual governo, que já dura 9 meses.

Os candidatos devem debater sobre como lidar com o recente aumento nos preços após a invasão russa à Ucrânia. Política externa e de segurança também devem ser tópicos importantes nas campanhas eleitorais.

Legisladores da Câmara Alta são eleitos para termos de seis anos. As eleições são realizadas a cada 3 anos, com metade dos assentos sendo disputados. Desta vez, os candidatos concorrem aos usuais 124 assentos mais um extra, devido a uma vaga aberta na outra metade.

Setenta e cinco deles serão decididos com base nos distritos eleitorais em todo o Japão. Os 50 restantes serão preenchidos por candidatos elegidos através de representação proporcional.

O premiê Kishida Fumio disse que a coalizão governista pretende manter a sua maioria na Câmara Alta. Para tal, será necessário que conquistem, pelo menos, 56 dos 125 assentos abertos.

As pessoas também estão atentas para ver se membros da coalização governista e outros partidos que são a favor de fazer uma emenda à constituição conseguirão conquistar dois-terços da Câmara. Este é o número necessário de votos em ambas a Câmara Alta e Câmara Baixa para que os parlamentares possam propor um referendo nacional.

A campanha oficial continuará até o dia 9 de julho, um dia antes da eleição.

FONTE: NHK PORTUGUÊS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *