EcologiaVariedades

Fundo holandês apoia coleta de ingredientes nativos por comunidades locais no Brasil

A Concepta Ingredients processa produtos nativos como açaí, castanha-do-pará e babaçu como ingredientes para a indústria de alimentos. Ela faz parte da empresa química brasileira Sabará.

O projeto foi apresentado pelo WWF-Holanda, que administra, juntamente com a Organização de Desenvolvimento SNV Holanda, o Setor de Projetos da DFCD, para desenvolver novos projetos para o fundo de investimento. Com a aprovação da subvenção, o WWF tem a intenção de assinar um acordo de financiamento de 350 mil euros com a Concepta.

Evitando o desmatamento

Os ingredientes naturais que a Concepta processa são os chamados superalimentos: alimentos ricos em nutrientes considerados especialmente benéficos para a saúde e o bem-estar. A demanda por ingredientes como açaí, cacau e manteiga de cupuaçu está crescendo. Não apenas por parte de empresas de alimentos e bebidas: os produtos também estão em alta demanda pelos fabricantes de cosméticos.

De acordo com a empresa de pesquisa de mercado IMARC Group, o mercado global de superalimentos atingiu um valor de 152,71 bilhões de dólares em 2021. O mercado deve chegar a 214,95 bilhões de dólares até 2027.

Para obter seus produtos, a Concepta trabalha em conjunto com comunidades tradicionais que os coletam da natureza. Cerca de 2.100 famílias abastecem a Concepta com produtos colhidos de aproximadamente 345.000 hectares de terra. A empresa obtém ingredientes de três paisagens brasileiras: a Amazônia, o Cerrado e a Caatinga (semiárido).

Uma das prioridades da Concepta é pagar um preço justo às comunidades locais. Ao fazer isso, essas comunidades são incentivadas a valorizar e cuidar da floresta, porque a floresta lhes proporciona renda e qualidade de vida. A Concepta também se une às comunidades locais para co-desenvolver e adotar práticas sustentáveis de colheita, o que garante uma camada extra de proteção contra o desmatamento.

desmatamento é um problema sério no Brasil. De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, só na Amazônia, nos dois primeiros meses de 2022, o desmatamento chegou a 430 quilômetros quadrados, mais do que o dobro da média dos últimos dez anos. As árvores são cortadas pela madeira e principalmente para abrir espaços para plantar culturas e fornecê-las a empresas globais de alimentos e/ou produção pecuária.

Aumento de escala com a nova fábrica

Para aumentar sua produção, a Concepta planeja construir uma nova fábrica projetada de acordo com os mais recentes requisitos de sustentabilidade. A fábrica funcionará parcialmente com energia solar e implementará a gestão circular de resíduos e água.

A subvenção da DFCD apoiará a Concepta, entre outras coisas, na realização de um estudo de viabilidade técnica e pesquisa de mercado. Para a construção da fábrica, a Sabará está buscando um investimento de 9,7 milhões de euros, que espera receber em parte por meio de um empréstimo do Setor de Uso da Terra da DFCD.

A nova fábrica aumentará a capacidade de processamento da Concepta, permitindo que ela expanda a área de terra gerenciada de forma sustentável da qual obtém seus ingredientes. A Concepta estima um crescimento do número de pessoas e comunidades que coletam ingredientes para a empresa em pelo menos 20% nos próximos seis anos.

Impactos-chave:

  • Aumento da renda de 2.100 pequenos agricultores
  • Apoio à segurança alimentar resistente ao clima e evitando o desmatamento
  • Proteção indireta de 345.000 hectares de florestas conservadas
  • Criação de empregos resilientes ao clima para as comunidades locais, aproximadamente 80 empregos diretos e 100 indiretos

 “Aumentar a renda familiar é fundamental para engajar as comunidades tradicionais nos esforços de conservação. Ao incentivá-los a colher produtos da floresta de forma sustentável, tanto a natureza quanto as pessoas se beneficiam.”

”Investir na Concepta vai trazer mais famílias para a cadeia de suprimentos. A Concepta também é capaz de alcançar os mercados globais, entregando superalimentos sustentáveis e ingredientes naturais de alta qualidade para os consumidores finais, compartilhando, ao mesmo tempo, os benefícios com as pessoas da floresta.”

Fabricio de Campos, Líder Regional DFCD WWF na América Latina “À medida que continuarmos nossa jornada em direção ao processamento e uso sustentável de ingredientes naturais das florestas brasileiras, o investimento da DFCD nos fortalecerá para os próximos passos no apoio às comunidades locais.”

Ulisses Sabará, CEO do Grupo Sabará

Sobre a Concepta Ingredients

A Concepta Ingredients processa produtos de três paisagens brasileiras distintas, colhidos por comunidades locais. A empresa desenvolve produtos inovadores, promovendo o desenvolvimento local social e econômico e a proteção do meio ambiente, assim como o comércio justo. Os produtos podem ser utilizados em diversos mercados: desde alimentos e bebidas até nutrição animal. A Concepta faz parte do Grupo Sabará, empresa brasileira com mais de 65 anos de experiência em tratamento de água e ingredientes naturais. A empresa possui quatro fábricas e dois escritórios no país.

Sobre a DFCD

A DFCD possibilita o investimento do setor privado em projetos voltados à adaptação e mitigação climáticas nos países em desenvolvimento. O Ministério dos Negócios Estrangeiros holandês disponibilizou 160 milhões de euros para aumentar a resiliência das comunidades e dos ecossistemas mais vulneráveis às mudanças climáticas. A DFCD é administrada por um consórcio pioneiro de Gestores de Fundos Climáticos, o WWF-Holanda e o SNV, liderado pelo Banco Holandês de Desenvolvimento Empresarial, o FMO. 

FONTE: WWF BRASIL( VIA WWE HOLANDA)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *