Janela Para o JapãoNotícias

Nagasaki pede por apoio do governo a sobreviventes da ‘chuva negra’ após bomba atômica

A cidade e a província de Nagasaki pediram ao governo central que expanda as diretrizes para o reconhecimento dos sobreviventes da bomba atômica, conhecidos como “hibakusha” no Japão, após o bombardeamento da cidade em 1945.

O prefeito da cidade de Nagasaki, Taue Tomihisa, visitou o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar Social em Tóquio na terça-feira junto a outras autoridades provinciais.

Afirmaram que um grupo de especialistas analisou uma pesquisa por testemunho realizada no ano fiscal de 1999 com 7 mil residentes que viviam fora da área designada pelo governo central.

Eles explicaram que o levantamento provou estatisticamente que uma “chuva negra” contendo material radioativo caiu fora da área designada pelo governo logo após a bomba atômica ter explodido em Nagasaki. As autoridades afirmam que as pessoas que viviam fora de tal área, devem ser reconhecidas como hibakusha e terem direito a receber os mesmos benefícios – ou acesso gratuito a serviços médicos – que aqueles dentro da área.

Em abril, o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar Social expandiu suas diretrizes para reconhecimento dos hibakusha na província de Hiroshima. Pessoas fora da área designada pelo governo agora podem ser reconhecidas como vítimas da bomba atômica caso tenham sido expostas à chuva negra e caso sofram de doenças como câncer.

No entanto, tal revisão não foi aplicada aos sobreviventes de Nagasaki. O governo central afirma não existir evidência objetiva comprovando que uma chuva negra tenha caído sobre a cidade imediatamente após a bomba.

FONTE: NHK PORTUGUÊS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *