Autores dizem que sentença reconheceu responsabilização social de ex-dirigentes da Tepco
Apoiadores foram comunicados por autores da ação sobre a vitória obtida no processo que atribui à Companhia de Energia Elétrica de Tóquio (Tepco) vultosos prejuízos no acidente de 2011 na usina nuclear Fukushima 1.
O Tribunal Distrital de Tóquio ordenou quarta-feira que quatro ex-dirigentes da Tepco indenizem a empresa com quantias em total aproximado de 97 bilhões de dólares. Diante do tribunal, autores da ação portavam um cartaz com os dizeres “vitória dos acionistas”. A alegação apresentada foi de que os dirigentes estavam cientes do risco de haver um gigantesco tsunami e que, assim, deveriam ter tomado medidas adicionais para proteger o complexo.
Um dos autores disse, com voz trêmula, que o tribunal exprimiu com clareza a falta fundamental nos dirigentes de conscientização de riscos e senso de responsabilidade. Além disso, afirmou que o tribunal reconheceu a necessidade de responsabilização social de dirigentes de empresas.
O advogado Kaido Yuichi definiu a sentença como inédita com o argumento de que o tribunal expressou claramente forte indignação contra a Tepco. Previu que o resultado provavelmente terá impacto positivo no desfecho de audiências de recursos em um julgamento de vara criminal marcado para janeiro contra três ex-dirigentes.
FONTE: NHK PORTUGUÊS