EntretenimentoVariedades

Sucessos de Fafá de Belém e Zé Ramalho ressoam na estreia de ‘Pedra sobre pedra’ no Globoplay

♪ Novela exibida pela TV Globo de 6 de janeiro a 31 de julho de 1992, Pedra sobre pedra está de volta, 30 anos após a estreia, no Globoplay. A entrada da trama na plataforma de streaming da Globo faz ressoar dois sucessos de Fafá de Belém e Zé Ramalho, cantores que sobressaíram na trilha sonora da novela – orquestrada por Mariozinho Rocha, então diretor musical da emissora – por darem vozes à canções que versavam sobre fantasmas de um grande amor do passado que insistia em se manter vivo.

Eram canções que se afinaram com o enredo que envolvia o casal protagonista da história, Murilo Pontes e Pilar Batista, personagens interpretados pelos atores Lima Duarte e Renata Sorrah.

O canto de Fafá ecoava os (re)sentimentos de Pilar com a gravação de Um homem que amei (1991), versão em português – assinada pela própria Fafá com Pedro Monteiro – de Someone that I used to love, balada de Michael Masser (1941 – 2015) e Gerry Goffin (1939 – 2014) que foi gravada originalmente pela cantora Bette Midler em 1997, mas que, diante do arquivamento do registro de Midler pela gravadora Atlantic Records, acabou sendo apresentada ao mundo em 1980 na voz de Natalie Cole (1950 – 2015).

A versão de Fafá foi feita e gravada pela cantora para o álbum Doces palavras (1991), no embalo do sucesso da abordagem de Someone that I used to love por Barbra Streisand em registro feito dois anos antes para promover a compilação A collection – Greatest hits…and more (1989).

Já os (res)sentimentos de Murilo Pontes eram amplificados pela voz cavernosa de Zé Ramalho, cuja gravação de Entre a serpente a estrela abriu o primeiro capítulo da novela.

Entre a serpente e a estrela é versão em português de Amarillo by morning, escrita por Aldir Blanc (1946 – 2020) para a trilha sonora de Pedra sobre pedra e gravada em 1991 por Zé Ramalho para a novela.

Sucesso da música country norte-amerticana, Amarillo by morning é composição de Terry Stafford (1941 – 2015) e Paul Fraser lançada em 1973 em disco de Stafford e amplificada em regravação lançada em 1982 pelo cantor de country George Strait.

O sucesso da gravação de Entre a serpente a estrela em Pedra sobre pedra revitalizou a carreira de zé Ramalho – então em período de baixa visibilidade – e ajudou a promover o álbum, Frevoador, lançado pelo cantor naquele ano de 1992.

FONTE: G1 ( POR MAURO FERREIRA)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *