Prefeito Daniel Alonso e secretário Damasceno reativam o Conselho Municipal da Juventude
A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, representantes de entidades e conselhos municipais
A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, através da Coordenadoria dos Conselhos Municipais, reativou oficialmente no último dia 19 (terça-feira) o Conselho Municipal da Juventude (CONJUV), legitimado através da Lei 8744 de 9 de novembro de 2021.
A solenidade ocorreu no Auditório do Gabinete da Prefeitura e contou com a presença de diversas autoridades, representantes de entidades e conselhos municipais.
O Conselho Municipal da Juventude, que estava inativo há sete anos e teve sua reativação com o incentivo do prefeito Daniel Alonso e do secretário de Direitos Humanos Delegado Wilson Damasceno.
O Conselho trata-se de uma comissão formada por nove jovens da sociedade civil, de faixa etária entre 16 a 29 anos, eleitos através de voto aberto, que se interessam por políticas públicas voltadas à juventude, e dez integrantes do poder público indicados por suas secretarias.
Os integrantes da sociedade civil nomeados através da publicação da portaria 40475 são: Beatriz Lima do Centro Acadêmico, Gustavo Alves da Entidade ligada ao trabalho, emprego e geração de renda, Enzo Braga de Oliveira representando a Entidade religiosa, Bruno Gazzola ligado à Entidade vinculada à pessoa com deficiência, Daniel Lucas dos Santos ligado à Entidade vinculada à área étnico-racial, Isis Martins de Moraes representando a Entidade vinculada ao movimento feminista, Juan R. S. Orellana, Marcos Mesquita Serva Spressão e Caio Henrique da Silva Oliveira das Organizações e grupos de pesquisas vinculados à juventude.
E representando o Poder Público foram indicados os servidores: Luciana dos Santos Ferreira da Secretaria de Direitos Humanos, Johnny César de Souza Pereira e como suplente Jefferson Emídio da Silva da Secretaria da Cultura, Aline Novaes Conceição da Secretaria da Educação, Willian de Oliveira Lucas da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, Aristeu Fernandes dos Reis da Secretaria do Meio Ambiente e Limpeza Pública, Patrícia Helena Coelho Tonini e como suplente Luciana Caluz Carvalho Pereira da Secretaria da Saúde, Ana Luiza Peixoto Xavier dos Santos e como suplente Eric Barbosa Borges da Secretaria de Assistência de Desenvolvimento Social.
A mesa diretora do CONJUV foi definida com o estudante de medicina Marcos Mesquita Spressão como Presidente, Enzo Braga de Oliveira como Vice-Presidente, 1º Secretário Caio Henrique da Silva Oliveira e 2º Secretária Isis Martins de Moraes.
O secretário de Direitos Humanos Delegado Wilson Damasceno deu as boas vindas aos membros do Conselho da Juventude enaltecendo a importância da representatividade para os jovens de nossa cidade. Pediu para que cada um dos membros estejam engajados nessa missão para que projetos em prol da juventude sejam realizados.
André Gomes, secretário da Cultura, parabenizou os membros do CONJUV e elogiou o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Direitos Humanos, enfatizando a importância do Conselho para a realização de políticas públicas voltadas à juventude nas mais diversas áreas, como saúde, educação, esporte, cultura etc. “A juventude é protagonista do desenvolvimento histórico brasileiro”, lembrou André Gomes.
“Através da luta dos Conselhos e outras organizações sociais conseguimos concretizar inúmeros projetos para nosso município”, disse o vice-prefeito Cícero do Ceasa, que já foi membro do Conselho da Criança e da Assistência, destacando a importância dos Conselhos Municipais em objetivar a criação de políticas públicas.
O prefeito Daniel Alonso destacou a notoriedade da posse dos Conselheiros Municipais da Juventude. “Que vocês possam ter liberdade e autonomia em debater ideias e sugestões para que o poder público possa elaborar as diretrizes em promover políticas públicas que venham de encontro com os anseios da nossa juventude.”
O chefe do Executivo ainda exaltou a empatia que o Secretário de Direitos Humanos Delegado Wilson Damasceno tem para com a população mais fragilizada, sempre idealizando projetos sociais.
O presidente do Conselho da Juventude Marcos Spressão explicou que a vontade de reativar o Conselho veio do contato de alguns dos atuais membros do Conselho Municipal com integrantes do Conselho Estadual da Juventude. Com isso, resgataram antigos documentos e com a ajuda da Secretaria de Direitos Humanos puderam solicitar um projeto de lei para reestruturar e modernizar o Conselho Municipal da Juventude baseando-se no Conselho Estadual.
Estiveram presentes na solenidade o prefeito Daniel Alonso, o vice-prefeito Cícero do Ceasa, o secretário de Direitos Humanos Delegado Wilson Damasceno, Secretário da Cultura André Gomes, Secretária da Assistência e Desenvolvimento Social Wania Lombardi, Secretário da Fazenda Ramiro Bonfietti, Jorginho representando a Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude, Vicente Moraes – Diretor de Habitação, Major Fabiano Mendonça – Comandante do 9º BPM/I, Benedito Goffredo – Diretor da ETEC Antônio Devisate, Felipe Alves – Diretor de Política Externa da UNESP Marília, Luiz Fernando de Sena – Coordenador de Projetos da UNIJOVEM Unimed Marília, André Luis Francisco – Presidente da UNIJOVEM Unimed Marília, Eloi Maia de Oliveira – Conselheiro Executivo Coletivo Arco-Íris, João Vítor Siqueira – Presidente do Coletivo Arco-Íris, Isabela Munhos representando o Vereador Elio Ajeka, Beto Casagrande representando a Vereadora Daniela, Eliza Santos – Vice Presidente do COMPRIR, Marílis Machado – Presidente do COMPRIR, Marcio Cardoso e Pedro Somini da Juventude do PSOL, Gustavo Henrique Moretti Ferreira – Diretor Presidente do Grupo de Escoteiro Cristo Rei, Geraldo Benedito – Diretor Financeiro do Grupo Escoteiro Cristo Rei, representando o Mestre Conselheiro do Demolay Sérgio Alexandre Nascimento, Caio Damatio de Almeida e Silva da Associação maçônica ALPHA, representando a Secretaria de Serviços Urbanos Aristeu Fernandes dos Reis e Ieda Francischetti – Chefe de Gabinete da FAMEMA.