Chuvas torrenciais causam danos em áreas costeiras do Mar do Japão
Autoridades meteorológicas do Japão alertam para a ocorrência de mais chuvas nesta sexta-feira após precipitações sem precedentes terem atingido várias partes da região de Hokuriku e das províncias de Niigata e Yamagata, desde quarta-feira até quinta-feira, causando inundações e deslizamentos de terra. Elas estão instando os habitantes a ficarem vigilantes em relação a deslizamentos de terra e enchentes em áreas baixas.
A Agência de Meteorologia do Japão diz que nuvens de chuva estão fluindo para as regiões de Hokuriku e Kansai.
As autoridades emitiram alertas para quedas de chuvas recordes por hora nas províncias de Fukui e Shiga. Estima-se que em uma área ao redor da cidade de Minamiechizen, província de Fukui, tenha havido chuvas de cerca de 80 milímetros na manhã desta sexta-feira.
Em uma área na cidade de Nagahama, na província de Shiga, houve uma queda de chuva estimada de 90 milímetros durante o período de uma hora até as 6h30 desta sexta-feira.
As chuvas torrenciais estão elevando a probabilidade de que ocorram deslizamentos de terra nas províncias de Ishikawa, Fukui, Shiga e Gifu. As autoridades emitiram alertas contra deslizamentos de lama para algumas partes dessas áreas.
Chuvas intensas também atingiram as províncias de Niigata e Yamagata, causando transbordamento das águas do rio Mogami.
As condições atmosféricas continuarão muito instáveis nesta sexta-feira, e chuvas localizadas poderão ocorrer nas regiões de Tokai e Hokuriku. A previsão é que, durante o período de 24 horas até a manhã de sábado, as chuvas cheguem a 120 milímetros em Hokuriku, e a 100 milímetros em Tokai.
FONTE: NHK PORTUGUÊS