32 províncias estão em alerta por risco de insolação
A Agência Meteorológica do Japão emitiu nesta terça-feira (9) alerta de alto risco de insolação para residentes de 32 províncias, sendo a maioria delas na região de Kanto Koshin, Chugoku, Shikoku e norte de Kyushu, publicou a NHK.
O forte calor permanece nesta terça-feira, com a máxima prevista de 38º C na cidade de Kumagaya, em Saitama; 37º C nas cidades de Okayama, Toyama e Fukushima; 36º C em Fukuoka e Quioto; e 35º C no centro de Tóquio e Osaka.
O alerta de risco de insolação foi emitido pela Agência para 32 províncias, a maioria na região de Kanto Koshin: Ibaraki, Tochigi, Gunma, Saitama, Chiba, Tóquio, Kanagawa e Yamanashi. Ainda Aichi, Shizuoka, Mie, Ishikawa, Fukui, Shiga, Quioto, Hyogo, Wakayama, Tottori, Shimane, Okayama, Hiroshima, Tokushima, Kagawa, Ehime, Kochi, Yamaguchi, Fukuoka, Nagasaki, Kumamoto, Oita, Miyazaki e Kagoshima.
A previsão é de que o forte calor permaneça até a próxima semana.
CHUVA NO NORTE
Já na faixa entre o norte de Tohoku a Hokkaido a Agência prevê muita chuva em razão de uma frente com ar quente e úmido que flui do Mar do Japão.
Ainda na manhã desta terça-feira choveu forte em Hokkaido, e nas regiões de Rumoi, Oshima e Kamikawa, há lugares onde a quantidade de chuvas é a maior registrada na história.
Na cidade de Enbetsu, na região de Rumoi, num período de 24 horas até às 6h desta terça-feira choveu 219 mm, o que representa cerca de 1,5 vezes a quantidade de chuva para um mês típico de agosto.
Em Hakodate, os carros tiveram de trafegar por vias inundadas. O trecho de uma calçada cedeu, atingindo parte de uma rua também em Hakodate.
Na cidade de Fukaura, na província de Aomori, choveu perto de 100 mm em uma hora até às 7h desta terça-feira, segundo a ANN News.
A preocupação das autoridades é que a frente que está causando essa instabilidade está parada na região e ficará ali por cerca de uma semana, até por volta do dia 15.
A previsão de chuva até a manhã da quarta-feira (10) é a seguinte: 200 mm em Tohoku, 80 mm em Hokkaido, 70 mm em Hokuriku, incluindo a província de Niigata.
Nas regiões de Tohoku e Hokuriku até a manhã da quinta-feira (11) deverá chover entre 100 e 150 mm.
FONTE : ALTERNATIVA ON LINE