VariadosVariedades

Demanda por atendimento pediátrico aumenta na UPA Norte

UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da zona Norte vem registrando aumento significativo de atendimentos para crianças. Grande parte da procura se deve às síndromes respiratórias e outros problemas que acometem os pequenos.
A diretora presidente da ABHU (Associação Beneficente Hospital Universitário), mantenedora da UPA, Márcia Mesquita Serva Reis, destaca que devido ao crescimento da demanda, o número de médicos que atendem em pediatria não é mais suficiente.
“Estamos enfrentando um aumento sazonal de demanda de pediatria por casos respiratórios e o número de profissionais pediatras que até então atendiam na UPA Norte já não é mais suficiente. Sendo assim, precisou-se aumentar mais um plantonista para atendimento infantil. Porém, estamos com dificuldade de preencher essa nova escala, pois o problema não é só em Marília, mas regional e até nacional”, explicou.
Segundo ela, o problema agravou-se, pois a unidade está sofrendo as consequências do momento pós-covid, onde a atenção básica reduziu os atendimentos preventivos e as crianças estão sofrendo as consequências e também a questão do absenteísmo dos profissionais da saúde na rede, o que também tem levado a população, que deveria ter seu atendimento no PSF (Programa Saúde da Família) ir para os pronto-atendimentos.
“A ABHU (Associação Beneficente Hospital Universitário), juntamente com a Secretaria da Saúde tem se esforçado para planejar a reestruturação em várias frentes que se inicia na atenção básica, passa pelos pronto-atendimentos, contempla o aumento de leitos no setor hospitalar e termina na ampliação de exames diagnósticos. Tudo isso para sanar a dificuldade da população nessa fase difícil”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *