Sessão solene destaca os 30 anos de história do Cacam
Em atendimento ao requerimento nº 591/2022, de autoria do vereador Marcos Custódio (Podemos), uma sessão solene foi realizada no último dia 5 de agosto em homenagem aos 30 anos do Cacam (Centro de Apoio à Criança e Adolescente de Marília). O evento no plenário da Câmara contou com a participação dos vereadores Ivan Negão (PSB), Nardi (Podemos), Eduardo Nascimento (PSDB), Danilo da Saúde (PSB), Vânia Ramos (Republicanos) e Marcos Rezende (PSD), presidente do Legislativo, além de autoridades da cidade.
O Cacam foi fundado como instituição de acolhimento no dia 1º de julho de 1992 para atender crianças e adolescentes de 0 a 17 anos, de ambos os sexos, encaminhados pela Vara da Infância e Juventude. Os assistidos possuem medida protetiva por diferentes fatores, como abandono pelos pais ou responsáveis, ausência por doença, por dependência química ou por conta de reclusão, entre outros motivos.
De acordo com a assessoria do Cacam, o serviço possui um aspecto semelhante ao de uma residência e está inserido na comunidade em área residencial, oferecendo um ambiente acolhedor e condições institucionais para o atendimento integral e ininterrupto.
Segundo o presidente do Cacam, Hederaldo Joel Benetti, o objetivo da instituição é contribuir para o desenvolvimento físico, emocional, intelectual, psicológico, social, familiar e psicomotor dos assistidos. Para o vereador Marcos Custódio, a instituição nunca perdeu o foco do Rotary Club Marília de Dirceu, propagado pelo lema “Dar a Si sem pensar em Si”.
“Se pudesse sintetizar o brilhante trabalho social feito pelo Cacam apenas por meio de palavras, certamente aplicaria expressões como: dedicação dos rotarianos e do voluntariado; amor puro pelas crianças e adolescentes em situação de risco; respeito aos envolvidos; perseverança; benemerência; altruísmo; senso de humanismo e generosidade dos patrocinadores. Estes adjetivos cobriram como manto os quatro presidentes e suas diretorias que serviram a instituição com humildade e carinho ao longo desses 30 anos de história”, destacou Marcos Custódio.
O Cacam já foi presidido por Nentala Bussab, Nelson Tamura, Rui de Queiroz Padilha e atualmente segue liderado por Hederaldo Joel Beneti (por três gestões). “Estou convencido que a grande estrela da noite de homenagem é a criança lá acolhida, recebida nos braços e coração de uma das mais impactantes entidades assistenciais do Estado de São Paulo, carinhosamente chamada de Cacam”, complementou o vereador em sua fala na tribuna.
Além de membros da diretoria da instituição, a sessão solene contou com a presença de representantes da ACC (Associação de Combate ao Câncer), do Rotary Marília de Dirceu, que é o mantenedor do Cacam em parceria com empresas e está presidido por Juliano Oliveira Silva, vice-presidente da Codemar (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Marília), Sandro Espadoto, secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Wania Lombardi, e secretário municipal da Saúde, Sérgio Nechar, representando o Executivo.