Janela Para o JapãoNotícias

Campanha do governo japonês incentiva consumo de álcool e gera críticas

O consumo de bebidas alcoólicas no Japão caiu cerca de 30% nos últimos 30 anos, principalmente entre os jovens de 20 a 30 anos.

Para incentivar o consumo de bebidas, a Agência Nacional de Impostos (NTA, na sigla em inglês), órgão do governo japonês, lançou recentemente a campanha “Sake Viva!” (サケビバ!), mas ela foi recebida com muitas críticas.

Segundo uma reportagem da TV Asahi exibida nesta terça-feira (23), a campanha consiste em um concurso no qual os jovens podem enviar sugestões de novos serviços e estratégias de venda para revitalizar a indústria de bebidas alcoólicas.

Nas redes sociais, no entanto, as reações não foram boas. “O governo não está querendo incentivar os jovens a beber para aumentar a receita tributária?”, questionou um usuário do Twitter.

Pessoas entrevistadas nas ruas também desaprovaram a ideia. “Talvez porque eles queiram cobrar impostos. Não beber álcool traz muitos benefícios para a saúde, não é? Considerando a saúde e o futuro dos jovens, não há outro lugar para cobrar impostos?”, disse uma mulher na casa dos 20 anos.

“O governo vai usar dinheiro dos impostos que pagamos para essa campanha. Eu não acho que é necessário ir tão longe. Seria bom que as empresas fizessem isso, mas não é algo que o governo deve fazer”, reclamou um homem de 60 anos.

Algumas pessoas apoiaram a campanha. “Eu costumo beber (álcool), então acho bom surgirem várias ideias para promover o consumo”, disse uma mulher na casa dos 30 anos.

“Parei de beber álcool por causa do coronavírus. Gosto de beber, também gosto das pessoas ao meu redor bebendo, então não vou fazer críticas”, declarou um jovem.

Um representante da NTA rebateu as críticas. “O mercado de bebidas alcoólicas está encolhendo devido ao declínio da taxa de natalidade, envelhecimento da população e mudanças no estilo de vida. Em particular, os jovens estão com menos oportunidades para beber devido ao impacto do coronavírus. Estamos propondo concursos de negócios para revitalizar a indústria e resolver problemas aprofundando nossa compreensão nesse setor. Não é nossa intenção recolher mais impostos”, disse.

Mais informações estão disponíveis no site oficial da campanha “Sake Viva!”, aqui.

FONTE : ALTERNATIVA ON LINE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *