Pai busca doador de medula óssea compatível para salvar filha mestiça de italiano com japonesa
O italiano Thomas Pugliese corre contra o tempo em busca de um doador de medula óssea para sua filha, Flaminia, de apenas 2 anos. O drama do morador de Okinawa começou em janeiro deste ano, quando a criança foi diagnosticada com leucemia mieloide no subtipo m7. Desde então, ela se encontra hospitalizada há mais de 200 dias em razão das graves infecções que a afligem.
“Ela atualmente está em tratamento em um hospital infantil de Okinawa onde tenta curar-se de duas graves infecções. Enquanto isso, avaliamos a possibilidade de a transferirmos para um hospital em Tóquio, em razão da dificuldade do tratamento”, explica Thomas.
O tratamento a qual Flaminia será submetida envolve o transplante de medula óssea. Para isso, é necessária uma compatibilidade entre doador e receptor o que, neste caso, acabou por tornar-se mais difícil em razão da criança ser mestiça (filha de japonesa com um italiano).
“Não houve doadores compatíveis tanto na minha quanto na família da minha esposa. Entre os familiares, a única maneira possível seria através de um tipo de transfusão de sangue periférico com grande risco de ocorrer rejeição por parte do receptor. Assim, o ideal seria encontrar um doador perfeito de forma a se evitar quaisquer complicações”, explica.
Portanto, pessoas mestiças seriam os doadores ideais, o que coloca a comunidade brasileira que vive no Japão, em razão da sua miscigenação, um potencial lugar para se encontrar um sangue compatível.
“Nós queremos tentar tudo o que é possível para salvar nossa filha”, disse Thomas, que mantém em suas redes sociais relatos diários sobre o tratamento de Flaminia e que já recebeu apoio e ajuda de pessoas localizadas em diversas partes do mundo.
Como tornar-se um doador de medula óssea
Para tornar-se um doador de medula óssea, basta dirigir-se ao hemocentro mais perto de sua casa e pedir para cadastrar-se no banco de doadores. No local, serão retirados cerca 2ml de sangue que será analisado. Havendo compatibilidade, o doador é chamado para a realização dos demais procedimentos.
A doação de medula óssea pode ser feita por qualquer pessoa saudável com mais de 18 anos e que não possua doença infecciosa transmissível pelo sangue.
Confira aqui os locais onde você pode coletar amostras de sangue e fazer seu registro como doador para transplante de medula óssea – Banco de doadores de medula óssea do Japão.
FONTE:ALTERNATIVA ON LINE