Oftalmologista japonês ganha Prêmio Ramon Magsaysay
O oftalmologista japonês Hattori Tadashi foi agraciado com o Prêmio Ramon Magsaysay de 2022, conhecido como o Nobel da Ásia.
O médico tem obtido reconhecimento por restaurar gratuitamente a visão de mais de 20 mil pessoas no Vietnã. Fundador da Associação de Prevenção da Cegueira Ásia-Pacífico, ele viajou em 2002 para Hanói, onde encontrou um grande número de pessoas com falta de visão por sofrer de catarata em razão de difícil acesso a atendimento médico.
Praticamente todos os meses, desde então, Hattori Tadashi se desloca entre o Vietnã e o Japão para tratar de pacientes. Além disso, treina profissionais e faz doação de equipamento.
Aos 58 anos de idade, passa o resto do tempo trabalhando no Japão e obtendo contribuições financeiras para a sua missão. O médico declarou: “É com humildade que recebo o prêmio. Estou muito grato à entidade por ter visto algum significado nos meus préstimos.”
A Fundação do Prêmio Ramon Magsaysay reconheceu Hattori por sua perícia, compaixão e generosidade no trabalho de restaurar a visão das pessoas.
O prêmio é concedido anualmente a profissionais e entidades pelo enfrentamento de desafiadores problemas de desenvolvimento humano na Ásia. Três outras pessoas foram agraciadas com o prêmio por suas contribuições este ano.
FONTE: NHK PORTUGUÊS