Pagou Fácil da Paschoalotto e parceiros formam alunos na primeira edição do projeto de Educação Financeira
Foi realizado na última semana para alunos do 7º ano do ensino fundamental, o Projeto de Educação Financeira. Desenvolvido pela plataforma Pagou Fácil da Paschoalotto em parceria com o Procon de Marília, Sebrae e CPFL projeto aconteceu na Escola Estadual Gabriel Monteiro da Silva em Marília.
Durante a realização do Projeto, que contou com 70 alunos participantes, foram apresentados métodos assertivos e lúdicos para que os mesmos pudessem desenvolver estratégias empreendedoras bem como aprender que o dinheiro não pode ser gasto sem planejamento e disciplina, o que pode começar dentro de casa com soluções simples de economia.
Durante essa semana de ensinamento e trocas de experiências, foram ministradas mais de 10 horas de aula, bem como palestras promovidas pelo Procon e CPFL que deram a oportunidade aos alunos de receber estímulos sobre a importância de pensar no futuro e na forma como o dinheiro é administrado por suas famílias.
Um desses alunos foi Vinícius Vilasboas que destacou como o projeto impactou sua vida. “Com o projeto aprendi o valor do dinheiro e já estou adotando algumas práticas em casa, como ficar menos tempo no banho, apagando a luz quando saio do meu quarto e também a economizar. Também aprendi a criar uma lista colocando nossas prioridades. Fiz isso com minha família e já estamos mudando alguns hábitos. Agradeço ao professor por nos ensinar coisas que vamos levar por toda nossa vida. Esse projeto deve ir para todas as escolas porque, se aprendemos desde cedo, teremos mais sucesso na vida adulta” conta.
Ana Laura Jeremias Urel, diretora da escola Gabriel Monteiro da Silva, também relatou como foi essa experiência para os alunos. “Tivemos a honra de receber esse projeto que trouxe a nossos alunos noções de planejamento e administração do dinheiro. Tínhamos muitas expectativas sobre como esse projeto iria impactar a vida de nossos alunos e, acompanhando a realização, percebemos que nossos alunos multiplicaram o conhecimento adquirido com suas famílias e vão seguir colocando em prática”, diz.
Thiago Souza, professor do projeto, conta como foi acompanhar os alunos nessa jornada. “Durante a realização do projeto, tivemos a oportunidade de colocar os alunos como protagonistas nas relações com o dinheiro e na vida financeira familiar. Eles passaram a compreender melhor como o dinheiro é adquirido e como ele é utilizado no dia a dia, dessa forma aprenderam a valorizar mais cada conquista” relata.
“A falta de conhecimento faz com que as pessoas não tenham bons hábitos de administração financeira. Com a realização desse projeto visamos levar estratégias eficazes sobre como lidar com o dinheiro e passem, junto com suas famílias, a implantá-las na prática. Levar esse tema tão relevante às escolas sempre foi nosso desejo. Assim será possível gerar uma melhor qualidade de vida dessas pessoas, que poderão passar a contar com mais saúde e equilíbrio financeiro”, ressalta Eric Garmes, vice-presidente da Paschoalotto.
Parceiros relatam desenvolvimento do Projeto
Muitas vezes, a falta de planejamento financeiro é adquirida desde a infância, causando um círculo vicioso nas gerações futuras, trazendo famílias endividadas e com suas vidas comprometidas em trabalharem apenas para pagarem contas e juros.
Projeto realizado pela plataforma Pagou Fácil da Paschoalotto em parceria com o Procon de Marília, Sebrae e CPFL, gerou o interesse natural dos alunos levando as crianças a transmitirem esses conhecimentos e influenciando suas famílias a terem mudanças de comportamento.
“As ações foram pensadas com a intenção de apresentar, de forma simples e didática, conceitos práticos de educação financeira para os alunos. Com esse projeto tivemos a oportunidade de demonstrar aos alunos que ter controle sobre o dinheiro pode trazer inúmeros benefícios ao longo da vida. A educação financeira ajuda as pessoas não só a economizar, mas também a usar o dinheiro para realizar seus sonhos e conquistar metas a longo prazo de maneira muito mais eficaz”, ressalta Guilherme Moraes, diretor do Procon Marília.
Carlos Eduardo Camargo, gerente de relacionamento poder público e grandes clientes da CPFL, destacou a participação nesse projeto. “Fiquei muito feliz ao ver o engajamento e cuidado com os alunos de todos parceiros que participaram nesse projeto tão relevante para a sociedade. Demostramos aos alunos que economizar pode começar dentro de casa com atitudes simples que podem ser replicadas na comunidade, também reforçando dicas de segurança com relação a cuidados com a energia elétrica. Consumir energia de maneira consciente e sustentável é importante para reduzir os impactos ao nosso futuro, além do ganho financeiro para a família. A economia no consumo de energia também beneficia o meio ambiente” conta.
Natali Conrado Jorge, analista de negócios sênior do Sebrae Marília, destacou a participação do Sebrae. “Esse é um projeto muito importante, pois visa a introdução da educação financeira para alunos do ensino fundamental, um projeto que complementa as ações desenvolvidas pelo Sebrae com foco em empreendedorismo nas escolas, já que lidar com dinheiro é uma das habilidades fundamentais para os empreendedores de sucesso”, diz.
“Esperamos que os alunos se tornem replicadores não só para suas famílias, mas também para a comunidade em que convivem. Agradecemos imensamente a efetiva contribuição de todos os parceiros envolvidos e desejamos que, em breve, esse conhecimento seja aplicado em todas as escolas da região atendidas pela Paschoalotto, ofertando aos alunos e seus familiares o desenvolvimento de uma relação equilibrada com o dinheiro”, finaliza Nayara Anzolin, head de marketing da Paschoalotto.