Governo considera benefício de 50 mil ienes para famílias de baixa renda
Soube-se na terça-feira (6) que o governo do Japão está fazendo arranjos para o fornecimento de 50 mil ienes como benefício para as famílias de baixa renda, isentas do imposto habitacional.
O governo decidirá sobre essa medida adicional contra a elevação dos preços de energia – gás e eletricidade – e produtos alimentícios na sexta-feira (9), na Sede Abrangente de Preços, Salários e Subsistência. Os recursos financeiros são estimados em cerca de 900 bilhões de ienes e espera-se que use o fundo de reserva do orçamento para o ano fiscal de 2022.
Se essa medida for aprovada, o alvo é de 16 milhões de domicílios, o que representa 27% do total de 59,76 milhões.
Segundo um analista do NRI, seria desejável implementar medidas mais pontuais e de apoio intensivo às famílias carentes, muito afetadas pela alta dos preços.
No entanto, como não há meios para identificar tais famílias em um curto período de tempo, as famílias que recebem Jidoteate (assistência para criação dos filhos) e as isentas de imposto habitacional deverão ser as elegíveis para esse benefício. Ainda há um ponto importante, o de construir um sistema que possa fazer chegar esse benefício o mais rápido possível.
FONTE: PORTAL MIE