Bauru inicia aplicação da quarta dose da vacina da Covid para público a partir de 25 anos
A prefeitura de Bauru (SP) começará a aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19 em pessoas com 25 anos ou mais a partir desta segunda-feira (12). O anúncio foi feito nesta sexta-feira (9).
A quarta dose, que é a segunda dose adicional da vacina, está liberada para pessoas com 25 anos ou mais que receberam a dose adicional há pelo menos quatro meses. Portanto, na segunda-feira, podem tomar a quarta dose aqueles que receberam a dose adicional até 12 de maio.
Segundo a Secretaria de Saúde, a aplicação será feita em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, sem agendamento.
Para se vacinar, o morador deve apresentar RG, CPF, comprovante de residência e o cartão com as doses anteriores.
A Secretaria de Saúde lembra que o uso de máscara segue obrigatório em todos os estabelecimentos de saúde com atendimento ao público, como as UBSs e USFs.
A quarta dose da vacina também continua sendo aplicada em pessoas com 30 anos ou mais e profissionais da saúde. A aplicação das demais doses ainda segue sendo realizada em Bauru.
Multivacinação
Já a Campanha Nacional de Multivacinação Infantil será prorrogada até 30 de setembro. A campanha, que começou em 8 de agosto, seria encerrada nesta sexta-feira (9), no entanto o Ministério da Saúde decidiu prorrogar até o dia 30 de setembro, pois a cobertura ainda está abaixo do esperado no País.
A campanha é voltada para atualização do calendário de imunização para crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade – até 14 anos, 11 meses e 29 dias. Também foi prorrogada a Campanha Nacional de Vacinação da Poliomielite, para crianças menores de 5 anos de idade – até 4 anos, 11 meses e 29 dias.
Em Bauru, as vacinas do calendário infantil são aplicadas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF), de segunda a sexta-feira das 8h às 16h30, sem agendamento, basta um dos pais apresentar seus documentos, os documentos da criança e a carteira de vacinação. O uso de máscara é obrigatório nas unidades de saúde.
A realização da campanha em âmbito nacional tem como objetivo atingir pelo menos 95% de cobertura com a vacina da poliomielite, para crianças menores de 5 anos, para reduzir o risco de reintrodução da doença no País, e também manter em dia a carteira de vacinação das crianças e adolescentes menores de 15 anos, com as diversas vacinas que são aplicadas para a prevenção de doenças.
Portanto, a Secretaria de Saúde destaca a importância de que os pais procurem uma unidade de saúde, e mantenham a vacinação das crianças em ordem. Em Bauru, a cobertura de algumas das principais vacinas melhorou durante a campanha, mas os índices ainda precisam avançar mais.
Veja os dados da cobertura
Levantamento de 11 agosto
- Meningocócica C – 84,4%
- Pentavalente – 80,9%
- Pneumocócica 10 – 82,7%
- Poliomielite – 78,7%
- Rotavírus – 78,2%
- Febre amarela – 68,0%
Levantamento de 31 de agosto
- Meningocócica C – 86,2%
- Pentavalente – 82,2%
- Pneumocócica 10 – 86,3%
- Poliomielite – 81,4%
- Rotavírus – 83,3%
- Febre amarela – 70,6%
FONTE : G1