Estudo mostra que mais infectados pela Covid morrem após apresentar sintomas moderados
O Centro Nacional de Saúde Global e Medicina do Japão afirmou que uma crescente porcentagem de pessoas está morrendo após desenvolver sintomas moderados de Covid-19. Também afirma que muitas delas tinham condições pré-existentes que pioraram após terem sido infectadas.
O centro analisou os dados de 2.861 pacientes de Covid-19 que morreram após serem internados em hospitais do país até agosto último.
Ele afirma que 42 por cento daqueles que morreram na quinta onda do verão do ano passado tinham desenvolvido sintomas sérios. Mas o índice caiu para 13 por cento na sexta onda, que começou no início deste ano.
Somente 5 por cento daqueles que morreram na sétima onda deste verão tinham sintomas severos.
Por outro lado, 57 por cento daqueles que morreram na quinta onda tinham sintomas moderados. O índice saltou para 83 por cento na sexta onda e 89 por cento na sétima onda.
O centro afirma que menos pacientes de Covid-19 vêm desenvolvendo pneumonia séria no Japão na medida em que o índice de vacinação aumenta, enquanto mais pessoas têm morrido porque o coronavírus provocou a piora das suas condições pré-existentes.
Ohmagari Norio, o diretor do Centro de Controle e Prevenção de Doenças, era o responsável pela análise. Ele afirmou que o estudo mostra que pessoas idosas com doenças crônicas frequentemente enfraquecem e morrem depois que o vírus começa a afetar seus órgãos, mesmo que eles apresentem somente sintomas moderados.
Ele diz que embora alguns afirmem que o coronavírus não ameaça mais a vida das pessoas, muitos pacientes não teriam morrido se não tivessem sido infectados.
Ohmagari afirma que as pessoas deveriam continuar a tomar medidas para evitar a infecção e ficar plenamente vacinadas para prevenir-se de desenvolver sintomas sérios.