Dispositivo para prevenir esquecimento de crianças em ônibus escolares é testado em Tóquio
Funcionários e alunos de uma escola infantil de Tóquio participaram quarta-feira do teste de um dispositivo criado para prevenir o esquecimento de crianças pequenas em ônibus escolares.
O experimento foi realizado depois que uma menina de 3 anos de idade morreu de exaustão por calor em consequência do seu esquecimento no interior de um ônibus de um jardim de infância na semana passada na província de Shizuoka, da região central do Japão.
A fabricante Octo, com sede em Tóquio, está desenvolvendo o dispositivo com o fim de comercializá-lo. O dispositivo aciona um alarme quando o motorista desliga o motor do veículo. O alarme continua a soar até que seja pressionado um botão na parte de trás das fileiras dos bancos do ônibus. A expectativa é de que o dispositivo aumente as chances de que o motorista perceba o esquecimento de qualquer criança no interior do coletivo.
O teste foi feito em um ônibus da escola primária Hillock, do distrito de Setagaya, de Tóquio. Funcionários da escola, incluindo um motorista do veículo, e várias crianças participaram do teste e confirmaram o funcionamento do dispositivo.
O presidente da empresa Octo disse que pôde conhecer padrões de comportamento das crianças e o tempo que levam para embarcar e desembarcar do ônibus escolar. Adachi Ryohei acrescentou que a fabricante vai colher opiniões de motoristas e outras pessoas a respeito do dispositivo para aprimorá-lo.
FONTE: NHK PORTUGUÊS