Reunião interativa sobre Objetivos Sustentáveis lista tarefas cruciais até 2030
A ONU realizou, nesta segunda-feira, a reunião interativa “Momento ODS”, sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
O evento foi realizado em antecipação ao debate anual da Assembleia Geral sob o lema “O tempo está se esgotando. Devemos terminar a Lista de Tarefas do Mundo”.
Realidade financeira
Na interação com chefes de Estado e governo, defensores das metas globais e embaixadores da Boa Vontade, o líder da ONU realçou que a lista de afazeres deve resgatar as metas globais e voltar a arquitetar um mundo melhor.
Ele citou financiamento e investimento para os setores público e privado, ao lado de uma reforma da situação financeira para países em desenvolvimento injetando fundos e aliviando dívidas.
O secretário-geral da ONU, António Guterres, lembrou que o planeta enfrenta “tripla crise” do colapso climático, da perda de biodiversidade e da poluição
UN Secretary-General António Guterres addresses the SDG Moment 2022.
Para os governos, há necessidades de realizar investimentos fora do comum. A prioridade é apostar em áreas como saúde, educação e bem-estar inclusivos.
A lista abarca a expansão da proteção social e a participação de todos, com ênfase em mulheres e meninas, em todas as esferas da vida.
Solidariedade
Para Guterres, o planeta enfrenta “tripla crise” do colapso climático, da perda de biodiversidade e da poluição.
Já o presidente da 77ª sessão da Assembleia Geral destaca que é preciso solidariedade para cumprir os 17 Objetivos Globais unindo os Hemisférios Norte e Sul.
Para Csaba Korosi, a falha em cumprir a maioria dos indicadores das metas globais será de todos.
Para ele, é hora de redobrar a velocidade perdida com a pandemia.
ONU/Mark Garten
Momento ODS fez interagir chefes de Estado e governo, defensores das metas globais e embaixadores da Boa Vontade
Korosi citou a preparação das conferências sobre mudanças climáticas, biodiversidade, água e redução de risco de desastres agendadas para 2023 como uma “motivação para grandes transições”.
Compromisso
As mudanças propostas destacam a área de energia renovável e a neutralização de carbono para uma economia verde “que deve ser inclusiva e circular”, onde os sistemas alimentares também sejam transformados.
Korosi pediu a renovação do compromisso multilateral de se criar um mecanismo de apoio à ciência.
Ao reforçar que a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável continua relevante, o líder da Assembleia Geral pediu um impulso às cúpulas e reuniões intergovernamentais que se aproximam em favor de “ações urgentes para uma transição equitativa, inclusiva e acelerada para o desenvolvimento sustentável”.
FONTE : ONU NEWS