VariadosVariedades

Inovação da construção civil, conheça WPC a madeira do futuro

por engenheiros Lorena Sabaini e Filipe Ceolin de Abreu

Composto formado através da mistura de serragem de pinus, com o primeiro descarte das sobras dos fabricantes de tubulação de PVC, WPC está sendo considerada a madeira do futuro. Através de processo de extrusão de rosca sem fim [modo de produção de componentes de forma contínua, onde o material é empurrado através de matriz, adquirindo a forma pré-determinada] dá-se a origem a matéria de alta resistência, ecologicamente correta e versátil para diversas soluções do cotidiano.

O WPC chega no mercado como uma solução inovadora para substituir as madeiras orgânicas, evitando o desmatamento e reduzindo os impactos ao nosso meio ambiente nas soluções de acabamento em projetos de Engenharia e Arquitetura. Recentemente, fomos convidados a visitar e conhecer a empresa fabricante de WPC, a Polignum, indústria de referência nacional na produção da madeira do futuro. Na oportunidade, nos inteiramos melhor sobre o produto, suas variedades, funcionalidades e aplicabilidade nos mais diferentes projetos.

O processo de fabricação se baseia em tecnologia italiana, com grande aceitação no mercado da Europa e entre os consumidores da América do Norte, principalmente Estados Unidos e Canadá. Inicialmente, o WPC veio sendo otimizado na fabricação de decks, piers e ambientes náuticos, o composto passou a preencher outros espaços, principalmente em acabamentos e em várias outras soluções inteligentes na construção.

O WPC pode ser utilizado como forma de revestimento em paredes, fabricação de pisos, decks para piscinas e outras áreas externas, como base para mobílias e também divisórias. Apresenta resistência à chama aberta, vida útil prolongada e concentra propriedades de isolamento térmico, além de possuir um considerável desempenho acústico.

De tudo que vimos e aprendemos, o que sobressai é a inovação tecnologia deste composto, a diversidade do seu uso e a confiabilidade em todo o processo de fabricação, portanto, todas as características de elevada relevância na tomada de decisão na etapa de especificação de projetos de uma obra. Diante da permanente busca por um mundo mais sustentável, o WPC se mostra excelente solução para a construção civil.

Lorena Sabaini é engenheira civil e Filipe Ceolin de Abreu engenheiro civil e de segurança do trabalho, sócios-diretores do escritório FCA & Sabaini Engenharia,

www.fcaesabainiengenharia.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *