Janela Para o JapãoNotícias

Dúvidas se levantam quanto aos impactos da intervenção no mercado de câmbio do Japão

Estão sendo levantadas dúvidas sobre se a última intervenção do Japão no mercado de câmbio terá um efeito duradouro para amparar o iene.

O governo japonês e o Banco do Japão intervieram no mercado na quinta-feira para comprar ienes e vender dólares. Este foi o primeiro movimento do tipo feito pelo país desde junho de 1998.

A operação ocorre após a moeda japonesa ter caído brevemente nas negociações de Tóquio no início do dia, com dólar negociado na faixa de 145,50 a menos de 146 ienes.

Após a intervenção, a moeda japonesa ganhou terreno temporariamente, e o dólar desvalorizou mais de 5 ienes.

Na quinta-feira, uma autoridade de alto escalão do Ministério das Finanças disse, em uma coletiva para a imprensa, que não revelará quais ferramentas as autoridades japonesas têm para lidar com a depreciação do iene, contudo ele disse que elas vão agir novamente, caso necessário.

O problema é que existe um limite para as reservas de divisas do Japão disponíveis para realizar intervenções.

Além disso, o presidente do Banco do Japão, Kuroda Haruhiko, deverá manter a política de grande afrouxamento monetário do banco, em contraste com os recentes aumentos das taxas de juros feitos pelo Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos. Ele disse aos repórteres na quinta-feira que, por enquanto, o Banco do Japão não elevará as taxas.

Os investidores deverão continuar a vender ienes e a comprar dólares, pois estimam que a diferença entre as taxas do Japão e dos Estados aumente ainda mais.

Especialistas no assunto dizem que isto torna pouco claro por quanto tempo a última intervenção do Japão e quaisquer outras futuras intervenções serão capazes de sustentar o iene.

FONTE : NHK PORTUGUÊS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *