Política X Sabedoria
Há uma frase que vez por outra aparece na internet: “Prefiro ser feliz a ter razão”. Ou a outra versão: “Prefiro ter paz a ter razão”.
Porém, o mais correto seria dizer: “Às vezes, é preferível ter paz (ou felicidade) a ter razão”.
Porque inteligência emocional é isso: Saber quais batalhas merecem a nossa energia e a nossa atenção. Abaixar sempre a cabeça não nos fará ter paz, muito menos felicidade. Mas também não vale a pena fazer um cavalo de batalha por tudo.
Aliás, eu e um amigo chegamos a essa conclusão depois de muita elucubração sobre o assunto. Eu defendia a ideia geral da frase e ele não, então entramos num consenso.
Na próxima vez que você estiver num embate, antes de continuar, antes de ficar exaltado ou com raiva, pense: vale A pena? Se sim, lute com unhas e dentes por aquilo que acredita. Se não, deixe a pessoa falando sozinha, ou apenas sorria, ou finja que concorda e saia de perto.
Lembre-se: Não vale a pena discutir sobre política, religião e futebol! Você não mudará a forma de pensar da outra pessoa e ela também não o convencerá, então é uma luta inglória que não merece sua atenção.
Atualmente existem dois grandes grupos políticos dominando os noticiários nacionais. Ambos são igualmente fervorosos em suas opiniões e não tem como um convencer o outro que seu candidato é melhor ou mais adequado, então não entrar nesse imbróglio.
E por falar em política, diante de tanto escândalo de corrupção, fico pensando, cá com meus botões: Será que os políticos não pensam que os nomes deles, pelos cargos públicos que possuem, entrarão para a história, tal como Winston Churchill, Abraham Lincoln, Elizabeth II, e outros. O dinheiro e o poder são transitórios! Como será que eles querem ser lembrados? Que marca deixarão no Brasil E no mundo? A política deveria ser um sacerdócio e o político, ao entrar nela, deveria saber que sua vida pessoal ficará em segundo plano e que ele fará isso por algo maior: O bem comum. Não para enriquecer ou para legislar em causa própria e sim tornar o mundo melhor para todos! Um mundo mais justo e melhor de se viver.
Madahh