Janela Para o JapãoNotícias

Governo japonês vai rever custos e formas de manuseio de funeral de Estado do ex-premiê Abe Shinzo

O funeral de Estado em homenagem ao ex-primeiro-ministro japonês Abe Shinzo terminou. Agora, o governo planeja rever a maneira como o evento foi manuseado, uma vez que a cerimônia atraiu tanto pessoas que manifestavam condolências quanto oposição à sua realização.

Cerca de 4.200 convidados, do Japão e do exterior, participaram do funeral que teve lugar no ginásio Nippon Budokan, em Tóquio, na terça-feira. Nas proximidades, muitas pessoas fizeram longas filas para oferecer flores ao ex-primeiro-ministro. O período destinado para que as flores fossem depositadas foi estendido por três horas, tendo em vista o grande número de pessoas que haviam vindo.

Ao mesmo tempo, cidadãos que se opunham ao funeral de Estado realizavam manifestações e marchas de protesto por todo o Japão. Os organizadores de uma manifestação nas proximidades do edifício do Parlamento em Tóquio disseram que cerca de 15.000 pessoas participaram do evento.

O governo está atento à divisão da opinião pública e planeja rever como foi tomada a decisão da realização do funeral de Estado e como o evento foi organizado. Também planeja determinar o número de participantes e outros detalhes e divulgar quanto a cerimônia realmente custou. Anteriormente, o governo havia estimado que o custo do evento seria de aproximadamente 1,6 bilhão de ienes, ou cerca de 11 milhões de dólares.

FONTE:NHK PORTUGUÊS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *