GeralMarília Política

Vereador Dr. Elio Ajeka requer bebedouro público na Av. Cascata

Quem brinca no playgound localizado na Avenida Cascata ou realiza treinos de corrida e ciclismo na ciclofaixa da via pública pode ganhar um refrigério. Isso porque o vereador Dr. Elio Ajeka (PP) solicitou à Prefeitura a instalação de um bebedouro público na área localizada em frente à sede da Fazenda Cascata, utilizada para lazer e diversão infantil e também como ponto de encontro para os praticantes de atividades físicas.

Segundo o vereador, que foi procurado pelo grupo de corrida Kanela Seca, o local é estratégico para quem pratica ciclismo ou corrida na ciclofaixa da Avenida Cascata. O terreno acidentado, com descidas e subidas, exige um esforço maior do atleta, principalmente daqueles que praticam longas distâncias e a pracinha está localizada bem no final de uma subida, por isso é o ponto ideal para abrigar um ponto de hidratação. Além disso, muitas crianças brincam no playground, sendo importante também para as famílias que frequentam o local.

O edil ainda lembra que a disponibilização de bebedouros públicos também impacta no meio ambiente, já que as pessoas deixam de consumir água em garrafinhas de plástico, o que diminui a produção de lixo.

“Este é um pedido feito pela população, ou seja, é um clamor de um grupo de pessoas que usam o local seja para diversão, seja para treino esportivo. Por isso, eu faço um apelo à Prefeitura para refletir sobre essa importante demanda”, disse Ajeka.

Para Ajeka, a implantação de um bebedouro público vai além de um simples ponto de hidratação e está relacionada a duas pautas importantíssimas para cidade, que é o incentivo ao esporte e a consolidação de políticas públicas da primeira infância.

Sobre o esporte, o vereador acredita que o bebedouro irá estimular as práticas desportivas, pois garantirá o acesso à hidratação do atleta. “O ciclista ainda consegue carregar a sua garrafa de água na bicicleta, mas se ele fizer um longo percurso pode ser que uma garrafa não seja o suficiente. A situação é um pouco mais grave para os corredores, pois segurar a própria garrafa é bem incômodo e atrapalha o treino. Imagine você correr 15 km segurando um objeto?”, indaga Elio Ajeka.

Em relação às políticas em promoção à primeira infância, o edil acredita que os espaços públicos são essenciais para o desenvolvimento motor e social das crianças. “A rua é o espaço ideal para crescer. É exatamente isso que se deve prezar no momento de fazer o planejamento urbano. Espaços como praças, playgrounds e até mesmo ciclovias precisam ser tidos como prioridade em uma gestão, por isso as crianças precisam de uma estrutura eficiente, com espaços adequados e isso inclui um ponto de hidratação nos playgrounds”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *