História de Marília é revisitada pelos professores de EMEF em palestra realizada na Câmara Municipal
Evento tem por objetivo fomentar a formação cidadã por meio de atividades mensais proporcionadas gratuitamente à população mariliense
A Prefeitura de Marília, por meio das Secretarias Municipais da Educação e da Cultura, promoveu na noite da última quarta-feira (28) a palestra “Marília: a história que levou ao progresso”, tendo como público alvo os docentes de 3º ano de todas as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) que integram o Sistema Municipal de Ensino de Marília.
O evento ocorreu na Câmara Municipal e faz parte de ação desenvolvida pela Escola do Legislativo de Marília, objetivando fomentar a formação cidadã por meio de atividades mensais proporcionadas gratuitamente à população mariliense.
Cumprindo a jornada semanal de duas Horas de Estudo Coletivo (HEC), 71 docentes tiveram a oportunidade de apreciar a palestra ministrada pelos professores André Gomes e Myriam Castilho, os quais elaboraram um percurso histórico propício à compreensão de fatos relevantes da história de Marília. Dentre os temas abordados, ressalta-se a dizimação indígena, a aquisição de terras, as questões políticas e a história da educação mariliense.
Segundo Maria Tereza Belini Camargo, professora da EMEFEI “Prof. Antonio Garcia Egéa”, a palestra foi muito válida, engrandecendo a todos os presentes. “Consegui viajar no tempo e vislumbrar muitos dos fatos históricos narrados pelos palestrantes. Espero conseguir todo esse encantamento com meus alunos de 3º ano no desenvolver das minhas aulas de História”.
As formações continuadas oferecidas aos professores oportunizam sessões de formação importantes para a (re)significação de conceitos e de práticas metodológicas, objetivo primordial de todo o trabalho desenvolvido pela equipe pedagógica que atua na Secretaria Municipal da Educação sob a gestão do secretário Helter Bochi.
Todo o conteúdo exposto na noite pode ser acessado no canal oficial da TV Câmara Marília por meio do endereço: