EconomiaGeral

País tem mais de 42 mil vagas de emprego abertas; conheça as áreas e veja como se candidatar

A recuperação da economia nos últimos meses já teve impacto no mercado de trabalho: a taxa de desemprego recuou a 9,1% no país, no trimestre encerrado em julho, segundo informou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) na última sexta-feira (30). A oferta de vagas continua a crescer, em diversos setores de atividade, para todas as regiões do Brasil. Neste início do mês de outubro, há 42.955 vagas a serem preenchidas, que ainda estão com inscrições abertas para os processos de seleção. 

Um exemplo do crescimento da demanda é observado no comércio. Um levantamento realizado pelo portal Empregos.com.br. mostra que, atualmente, o profissional mais procurado pelos empregadores é o vendedor. São 14.860 vagas abertas no país, a maioria nos estados de São Paulo (2.224), Santa Catarina (661) e Minas Gerais (549). Há oportunidades para vendedor externo, vendedor interno, vendedor técnico, vendedor de loja, de call center e de e-commerce, entre outros.

Uma das empresas em busca de profissionais de vendas é a Jal Industrial, do ramo de metalurgia e siderurgia, que fica em Itaquaquecetuba (SP). O trabalho consiste em administrar a base de clientes, visitá-los com certa frequência, prospectar novos compradores, e emitir os pedidos de vendas. Para isso, é preciso ter ensino médio completo e conhecer o mercado de aço, com foco em vendas para construtoras e indústria da construção civil. 

No Rio de Janeiro, há dez vagas para atuar como vendedor em lojas de artigos esportivos, na empresa TK Fla Artigos do Vestuário e Aces Esportivos. Os requisitos são ter completado o ensino médio e ser dinâmico, comunicativo, comprometido, responsável, ambicioso e ter espírito de equipe, entre outras qualidades.

Quem gosta de moda e quer trabalhar neste segmento talvez encontre a oportunidade que procura na Aramis, marca de roupas masculinas que tem 46 vagas abertas, a maioria em vendas, em diferentes estados. Para gerentes de loja são 5 oportunidades, além de postos de trabalho nos setores de recursos humanos, comunicação, tecnologia, engenharia de produto e modelagem, alfaiataria, estoque, logística. Informações sobre cada função e as candidaturas estão na página da empresa no LinkedIn.

Há, ainda, mais de 547 vagas para a posição de vendedor anunciadas no aplicativo Trampolim, que correspondem a 25% das oportunidades cadastradas na ferramenta. “O comércio foi um dos últimos setores a reagir à pandemia, e é o que está impulsionando o mercado de trabalho. As oportunidades são destinadas a profissionais responsáveis pela comercialização de mercadorias e atendimento ao público, áreas necessárias para a subsistência dessas empresas”, analisa Bruno Rizzato, diretor de produtos do Trampolim, um aplicativo colaborativo de empregos. Nele, são os próprios usuários que compartilham as vagas.

Das 4.600 oportunidades de emprego cadastradas no Trampolim, cerca de 2.000 são para trabalhar na cidade de São Paulo: 891 na zona Leste e 433 na zona Oeste, as duas regiões com mais ofertas na capital, principalmente em vendas, atendimento e serviços gerais.

Quem se dedica ao ensino, pode encontrar uma nova ocupação na startup de educação Qualifica, que está selecionando professores para seus cursos livres e MBAs. Para isso, o docente precisa ter habilidades relacionadas ao ensino à distância para profissionais. As inscrições devem ser feitas no site de vagas da Qualifica, para o banco de talentos. Na mesma página, há vagas para as àreas comercial, administrativa e de tecnologia, para trabalhar em Belo Horizonte (MG), ou na modalidade remota. Algumas das vagas são: analista de gestão (PMO), executivo de vendas, analista de pré vendas, analista de sucesso do cliente jr., desenvolvedor back-end pleno e desenvolvedor front-end pleno.

Black Friday e Copa do Mundo 2022

A Black Friday, dia de grandes promoções do comércio, que abre a temporada de compras para o Natal, é uma das razões para o crescimento da demanda por profissionais de vendas. Neste ano, a sexta-feira de ofertas cai em 25 de novembro, e coincide com os primeiros dias da Copa do Mundo no Catar, aumentando o otimismo de empresários e prestadores de serviços.

Esse é o caso da empresa Home Agent, 100% on-line, especializada na gestão de trabalho remoto e relacionamento com clientes, que já iniciou seus processos de seleção para a Black Friday. A companhia prevê a contratação de 700 pessoas para atender à demanda de seus clientes. Em razão da data, Fabio Boucinhas, CEO da empresa, diz que espera um incremento de 30% no faturamento.

Há oportunidades para agentes de atendimento ativo e receptivo, com reserva de vagas para pessoas com 50 anos ou mais e para PcD (pessoa com deficiência), além de postos de trabalho para agentes de SAC multicanal, para coordenadores de operações call center (multicanais), monitor de qualidade (SAC) e para supervisores de atendimento (ativo). Para esse último cargo, há vagas afirmativas para profissionais das comunidades negra e LGBTQIAP+, algumas exclusivas para pessoas trans. Os interessados, podem obter mais informações e realizar sua inscrição no site de carreiras da Home Agent.

Respeito à diversidade e inclusão também são valores do Grupo SBF, proprietário das marcas Centauro, Fisia (distribuidora da Nike no Brasil), NWB, FitDance, X3M e OneFan, que anuncia a abertura de mais de 2.500 vagas no país para a temporada de fim de ano. 

A maioria das oportunidades é para atuar como auxiliar de loja, assistente de loja, assistente de depósito, vendedor e consultor de calçados, em centros de distribuição e nas lojas da Centauro e da Nike, em todo o Brasil. Em shoppings de São Paulo, Palmas (TO) e Chapecó (SC) há vagas para assistente de visual merchandising, e em São Paulo e Goiânia (GO), para gerente de loja.

No setor financeiro do grupo, há um posto de trabalho vago para analista de gestão sênior, e no corporativo, para planejamento comercial e para analista e especialista de planejamento de demanda. As inscrições podem ser feitas na página de empregos do Grupo SBF

A idade mínima para concorrer às vagas é 18 anos, e os demais requisitos mudam de acordo com o cargo. Para assistente de loja, por exemplo, é preciso ter ensino médio completo, mas para a função de assistente de depósito, é exigido apenas o ensino fundamental. Como benefícios, a companhia oferece vale-transporte e vale-refeição.

Trabalho na saúde

Para as pessoas com formação técnica em enfermagem, a Rede D’Or oferece 304 vagas, para trabalhar em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Recife. Os profissionais contratados vão atuar em unidades de tratamento intensivo, maternidade, pediatria e atendimento adulto. 

Os requisitos para concorrer às vagas são: ter concluído o ensino médio e o curso de técnico em enfermagem; ter registro no conselho de classe; experiência de seis meses na função. As inscrições devem ser feitas no site Vagas.com, onde também é possível consultar outras vagas abertas na rede de hospitais.

Ainda na área da saúde, o grupo RaiaDrogasil tem mais de 200 oportunidades de emprego para a função de auxiliar de reposição logística, incluindo algumas destinadas a pessoas com deficiência. Os postos de trabalho estão localizados em diferentes estados, como São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Bahia e Pernambuco.

A empresa procura candidatatos com ensino médio completo e conhecimentos em políticas e procedimentos, mas não é obrigatório ter experiência. O salário oferecido varia entre R$ 1.100 e R$ 1.690, conforme a região, e a cesta de benefícios inclui assistências médica e odontológica, auxílio-farmácia, seguro de vida e vale-transporte ou fretado. 

Além dessa função, a varejista do ramo farmacêutico contrata para outros cargos, que vão de jovem aprendiz a posições administrativas e no atendimento nas lojas da rede. Também há oportunidades para farmacêuticos e executivos. Os interessados podem consultar as informações e se candidatar neste link

O Grupo Alliar, dono dos laboratórios CDB, em São Paulo, e Multiscan, em Vitória (ES), especializados em medicina diagnóstica, estão contratando profissionais para cerca de 60 posições de trabalho na capital paulista. As vagas são para operador de teleatendimento, técnico de enfermagem e recepcionista. A descrição das atividades de cada cargo, assim como os requisitos, estão disponíveis no site Vagas.com, e nesta página, para os candidatos às oportunidades em teleatendimento.

Na capital capixaba, o Multiscan está em busca de técnico em ressonância magnética e de recepcionista. Os interessados em se candidatar devem enviar seu currículo para o e-mail vagas@multiscan.med.br.

Indústria alimentícia e seguros

A Zamp, responsável pelas franquias das redes Burger King® e Popeyes® no Brasil, está com mais de 1.300 vagas abertas, para quem quer trabalhar tanto nos restaurantes quanto no setor corporativo da companhia. Nos restaurantes, as oportunidades são para as regiões Sudeste, Nordeste, Centro-Oeste e Sul, e as do corporativo estão localizadas em Macaé (RJ), Marília (SP), Barueri e São Paulo.

Para conhecer as oportunidades e se inscrever no processo seletivo corporativo, basta acessar a página de empregos ou o perfil da empresa no LinkedIn. Há vagas para analista de tesouraria, analista de inteligência de mercado, coordenador de inteligência comercial, coordenador de operações e analista de pricing, entre outras. Para os restaurantes, as inscrições podem ser realizadas via WhatsApp, pelo bot de recrutamento no número (11) 94317-6360.

Também no setor de alimentos, a Seara tem 78 postos de trabalho abertos para a função de operador de produção, nas cidades de Rio Grande da Serra (SP), Itajaí (SC) e Rio de Janeiro, sendo dez dessas vagas exclusivas para pessoas com deficiência. Os profissionais vão trabalhar no abastecimento da linha de produção, alimentando máquinas e separando materiais.

São oferecidos como benefícios assistência médica, seguro de vida, vale-alimentação e vale-transporte e participação nos lucros e resultados. As informações estão no site Vagas.com.

A Seara também está realizando recrutamento para os cargos de controlador de qualidade, vendedor externo, assistente de pesquisa e desenvolvimento, analista e assistente de logística, técnico de segurança do trabalho e promotor de vendas, em diferentes cidades. Todas as oportunidades estão no site de carreiras da empresa.

No segmento de seguros, há mais de 40 vagas de emprego para pessoas com deficiência na Porto. Os profissionais contratados vão trabalhar com negócios financeiros, tecnologia da informação e na área comercial, além de seguros, em funções como atendimento receptivo, vendas, analista de formulários e analista de suporte comercial, por exemplo.

O regime de trabalho pode ser presencial e home office. O processo seletivo será realizado integralmente on-line, assim como a inscrição, e contará com testes de português, raciocínio lógico, fit cultural e entrevista por vídeo. Os benefícios são vale-refeição, vale-alimentação, auxílio-creche ou babá, vale-transporte, plano odontológico e de saúde, seguro de vida, participação nos lucros da empresa, programa de bolsas de estudos, treinamentos, previdência privada e descontos em produtos e serviços. 

“Temos buscado ampliar as oportunidades para as pessoas com deficiência, não apenas no oferecimento de vagas, mas também buscando entender, na nossa base de colaboradores, quais são suas principais necessidades, por meio do Juntos, nosso programa de diversidade e inclusão”, diz Carolina Zwarg, diretora de pessoas e sustentabilidade da Porto. Ela explica que a iniciativa propicia a pessoas de diversos grupos a proposição de soluções relacionadas à diversidade na companhia. 

Com ações desse tipo, nos últimos dois anos houve um crescimento de 14% no número de colaboradores que ingressaram na seguradora por meio de políticas de inclusão. Detalhes sobre as oportunidades e orientações sobre as candidaturas estão no site de recrutamento da Porto.

FONTE:R7

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *