Presidente do conselho administrativo da Kadokawa é indiciado por suborno relacionado a Jogos de Tóquio
O presidente do conselho administrativo de uma grande editora japonesa, Kadokawa, foi indiciado na terça-feira por ter subornado um ex-executivo do comitê organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio.
Após a denúncia, Kadokawa Tsuguhiko divulgou uma declaração anunciando sua intenção de renunciar ao cargo de presidente do conselho administrativo da editora. Ele também negou seu envolvimento no caso de suborno, e disse que espera deixar clara a sua inocência no julgamento.
Os promotores da Justiça de Tóquio alegam que Kadokawa deu um total de 69 milhões de ienes, ou cerca de 480.000 dólares, de setembro de 2019 até janeiro de 2021, a Takahashi Haruyuki, ex-membro da diretoria do comitê organizador dos Jogos de Tóquio.
Segundo os promotores, Kadokawa conspirou com seus subordinados para subornar Takahashi em troca da escolha da editora como patrocinadora dos Jogos.
Eles suspeitam que o presidente tenha pedido a Takahashi para acelerar o processo de conclusão do acordo de patrocínio. Os promotores também dizem que ele solicitou que o valor do patrocínio fosse limitado a cerca de 2,6 milhões de dólares.
FONTE: NHK PORTUGUÊS