Japão volta a ressaltar que uso de máscara não é necessário ao ar livre
O ministro da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão, Katsunobu Kato, disse nesta terça-feira que a orientação do governo de que “o uso de máscara ao ar livre não é necessário em princípio” não atingiu a população como deveria, informou a emissora NHK.
Em função disso, o governo pretende utilizar vários meios para transmitir as recomendações às pessoas, já que muitas delas continuam usando máscara mesmo em locais abertos porque as mensagens não ficaram suficientemente claras.
Em relação ao uso de máscara como medida contra a propagação do coronavírus, o governo estabeleceu regras como a de que não é necessário, em princípio, usar máscara ao ar livre. Mesmo em ambientes fechados, o uso pode ser dispensado se houver uma distância de 2 metros entre as pessoas sem nenhuma conversa.
O ministro disse que já ouviu relatos de pessoas que tiraram a máscara ao ar livre, mas ficaram incomodadas com os olhares acusatórios de quem prefere manter seu uso. Isso demonstra, segundo Kato, que o governo precisa divulgar ainda mais suas recomendações.
Na semana passada, o primeiro-ministro Fumio Kishida também enfatizou as medidas, mas ao memo tempo disse que ainda é cedo demais para o Japão retirar todas as recomendações sobre o uso de máscara em locais fechados.
A população japonesa tem uma proporção relativamente baixa de pessoas que adquiriram imunidade natural por infecção, em comparação com países no exterior, e a maioria dos especialistas vê um alto risco na remoção completa das máscaras.
FONTE : ALTERNATIVA ON LINE