Janela Para o JapãoNotícias

Japão define medidas de prevenção do esquecimento de crianças em ônibus escolares

O governo do Japão definiu medidas de segurança para ônibus usados por creches e jardins de infância. O anúncio segue-se ao caso da menina de 3 anos que morreu de exaustão por calor no mês passado na província de Shizuoka depois de ter sido esquecida em um ônibus.

O governo anunciou que, a partir de abril, será obrigatória a verificação do paradeiro de crianças por meio da realização de chamadas quando elas embarcam e desembarcam dos coletivos, independentemente de quem esteja dirigindo os ônibus ou a bordo dos veículos. Além disso, informou que será compulsória a instalação de aparelhos para prevenção do esquecimento de crianças nos cerca de 44 mil coletivos de creches, jardins de infância e estabelecimentos similares de todo o país.

O governo explica que estabelecimentos que descumprirem as exigências poderão estar sujeitos à suspensão do alvará de funcionamento. O descumprimento acarretará risco de punições adicionais.

O governo japonês planeja preparar um manual de gestão de segurança que vai estipular as responsabilidades do diretor e de outros dirigentes de estabelecimentos do gênero.

O ministro encarregado de políticas para a criança, Ogura Masanobu, disse considerar extremamente lamentável a perda da vida de uma segunda criança em um período relativamente curto. Em julho do ano passado, um menino de 5 anos morreu na província de Fukuoka depois de ter sido esquecido no interior do ônibus de uma creche. Ogura expressou intenção de assegurar que todos os estabelecimentos venham a tomar as medidas anunciadas.

FONTE : NHK PORTUGUÊS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *