Janela Para o JapãoNotícias

Amway é punida no Japão com suspensão de uma parte das atividades

A Agência dos Assuntos do Consumidor do Japão (CAA) informou que suspendeu as atividades de convite a novos membros da Amway Japan LLC, a partir de sexta-feira (14) até 13 de abril de 2023, portanto, 6 meses.

Segundo a CAA essa empresa norte-americana de marketing multinível (MNN) convida as pessoas a se tornarem membros de vendas dos produtos desenvolvidos por ela, como suplementos, cosméticos e outros.

O principal motivo dessa punição é a promessa de obtenção de ganho a cada apresentação, expandindo a organização de vendas em uma reação em cadeia. 

Esta disposição administrativa é baseada nos atos que violam a obrigação de especificar o nome e outros dados, por parte da Amway, implicando em indicação imprecisa do nome do coordenador e o objetivo da solicitação. Foram constatadas transações comerciais forçadas ou incômodas.

Segundo a CAA alguns membros convidavam as pessoas alvo através dos apps ou redes sociais dizendo “tem um restaurante onde podemos saborear uma comida deliciosa” e, depois, os convidados arcaram com milhões de ienes como membros, sem saber. 

Como esse tipo de violação da Lei de Transações Comerciais Específicas vem acontecendo desde março do ano passado sem que os membros se identificassem e forçaram a adesão e as compras, a CAA tomou essa medida, com o pedido de prevenir a recorrência e estabelecer um sistema de integridade.

Amway Japan LLC se manifestou dizendo: “À luz dos atos ilegais de alguns membros, revisaremos os códigos de ética e de conduta, além do treinamento para membros, e melhoraremos a eficácia das operações, garantindo ainda mais a conformidade, como a disseminação de leis e regulamentos relacionados. E tomaremos medidas para evitar a recorrência”.

Além disso, a ACC divulgou uma lista de números de telefone para contato em relação a esse assunto, dos escritórios regionais do Ministério de Economia, Comércio e Indústria, para problemas individuais com empresas como essa.   

  • Hokkaido: 011-709-1785
  • Tohoku: 022-261-3011
  • Kanto: 048-601-1239
  • Chubu (regiões de Tokai e Hokuriku): 052-951-2836
  • Kinki: 06-6966-6028
  • Chugoku: 082-224-5673
  • Shikoku: 087-811-8527
  • Kyushu: 092-482-5458
  • Okinawa: 098-862-4373

Só para lembrar, há uma Linha Direta do Consumidor, a qual atende em horário comercial: 188

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *