Janela Para o JapãoNotícias

Mãe cria projeto para ajudar famílias com filhos diagnosticados com autismo

 Muitos pais ficam perdidos quando um filho é diagnosticado com transtorno do espectro autista ou outra síndrome que afete seu comportamento. Eles não sabem como lidar com a situação e chegam a entrar em desespero. Mas agora contam com o amparo do projeto Amor que Transforma, criado por Jamile Sugawara. No sábado (22), ela realizou em Toyota (Aichi) uma palestra explicando como funciona o projeto que contou com a participação de uma profissional de saúde para tirar dúvidas dos pais.

Jamile, de Toyota, tem dois filhos, um de 14 e outro de 22 anos, e o caçula foi diagnosticado com autismo severo, isto é, ele não falava e tinha várias outras limitações. Como na época em que veio o diagnóstico não havia uma rede de apoio como existe hoje na comunidade brasileira, ela viajou com o filho para o Brasil onde buscou tratamentos, mas ela própria estudou Educação Especial, além de fazer outros cursos via internet. “O curso que fiz me dá condição de auxiliar em sala de aula os professores que precisam de ajuda para lidar com alunos que tenham autismo, síndrome de down e dislexia, por exemplo”, explica.

O projeto Amor que Transforma foi criado oficialmente há seis meses, mas existe há muito mais tempo e é voltado para os pais. “Logo que recebem o diagnóstico do filho, muitos pais têm dificuldades de aceitar e há casos de rejeição. Então criei esse projeto para que outros pais não tenham que passar pelo que passei. Sei que quando vem o diagnóstico a família pode não estar bem, a parte financeira é abalada, porque a mãe precisa parar de trabalhar para ajudar o filho. Além disso, tem pais que não sabem direcionar o auxílio pago pelo governo”, explica Jamile.

No projeto Amor que Transforma os pais podem contar com a ajuda de profissionais de saúde, como psicólogos, fonoaudiólogos e outros, para que os filhos possam passar por tratamento a um custo mais barato. Os pais aprendem técnicas para trabalhar com os filhos.

“O meu filho de 14 anos, que não falava, hoje fala sem problemas, vai sozinho para a escola, estuda inglês, vai ao supermercado sozinho. Ele aprendeu a ter autonomia. Mas para isso trabalhei muito para estudar, pesquisar e não ficar me lamentando e aceitando a situação. Foquei na solução e não no problema”, afirma.

Nas palestras que Jamile tem realizado, ela conta sua experiência e sempre leva um profissional de saúde para que ele explique de que forma pode ajudar as crianças com transtorno do espectro autista, por exemplo. Na palestra é cobrado um valor simbólico para custear o transporte do profissional de saúde e uma outra parte vai para o projeto, para Jamile pagar os gastos que teve com divulgação e impressão de material.

Ela explica que o projeto não visa lucro. “Posso dizer que não tem dinheiro no mundo que pague o fato de você poder ajudar as famílias que passam por essas situações”, resume.

Hoje o projeto Amor que Transforma auxilia 15 famílias. E caso alguém precise de ajuda de algum profissional de saúde ou tenha interesse em ter uma palestra sobre o assunto em sua cidade, é só entrar em contato com Jamile pelo perfil do Instagram, bastando enviar uma mensagem. O perfil é @amor_que_transforma_tudo.

FONTE : ALTERNATIVA ON LINE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *