Santa Casa de Marília encerra programação do Outubro Rosa com palestras
A Santa Casa de Marília encerrou a programação do Outubro Rosa com palestras no salão de reuniões da instituição neste dia 31 de outubro. O cirurgião plástico Fábio Pierucci de Freitas destacou “Reconstrução da Mama”, enquanto que a profissional Franciele Cassiano enfatizou o tema “Camuflagem Estética Reparadora”.
O médico Fábio Pierucci de Freitas demonstrou os procedimentos realizados após as cirurgias para conter o câncer de mama, como a colocação de próteses, para recompor as áreas das mamas que sofreram mutilações.
Na sequência, Franciele Cassiano ressaltou como fazer para deixar a mama o mais próximo de suas características originais através de pigmentações promovidas, em processo parecido com o das tatuagens.
Colaboradores e público externo foram convidados a participar da atividade de encerramento do Outubro Rosa.
A campanha
A campanha de prevenção e combate ao câncer de mama teve início no dia 3 de outubro, com a palestra do médico mastologista Carlos Alberto Giandon focando “Diagnóstico e Tratamento do Câncer de Mama”.
No dia 10 de outubro, profissionais da unidade hospitalar filantrópica mariliense passaram informações importantes, relacionadas ao câncer de mama, para os funcionários da indústria de embalagens Spiltag.
Nos dias 18 e 19 de outubro, das 10h às 12h e das 18h às 19h30, o Pedágio Outubro Rosa aconteceu nas proximidades do relógio de ponto, com informações passadas por profissionais sobre a prevenção e combate do câncer de mama, além da disponibilização da “mama amiga” para a identificação de nódulos.
Dia 24 de outubro foi a vez de ação externa no Centro de Referência da Mulher, com orientações às representantes da entidade, inclusive trazendo a importância da realização do autoexame e de se procurar um médico em caso de alguma anormalidade detectada na mama. O diagnóstico precoce pode aumentar em até 95% as chances de cura da doença.
No dia 25 de outubro, também no salão de reuniões da Santa Casa de Marília, a psicóloga Thassiane Neves salientou o assunto: “Importância do autocuidado e aspectos psicológicos do câncer de mama”.
Para chamar a atenção para o mês de prevenção e combate ao câncer de mama, os prédios da Santa Casa de Marília e do Complexo Ambulatorial “Bento de Abreu Sampaio Vidal” estiveram iluminados na cor rosa.