Empresas de alimentos e restaurantes estabelecem o “Dia do Peixe”
Dispostas a aumentar o consumo de peixes, empresas alimentícias designaram que todo mês os dias 3 e 7 serão os “Dias do Peixe”. A ideia é que cada companhia crie campanhas e promoções que incentivem o consumo de peixes e frutos do mar, seja com a criação de novos produtos ou mesmo a abertura de novos restaurantes, publicou o site da Yomiuri.
A Kikkoman Corporation, uma fabricante de produtos japoneses, abriu no começo deste mês seu primeiro restaurante especializado em peixes em Shinjuku, Tóquio. Já uma loja em Odawara, Kanagawa, lançou em setembro uma barra de proteína feita de peixe. O objetivo é associar o consumo de peixes com o desenvolvimento de músculos. A Family Mart também promete aumentar a oferta de pratos que contém peixes.
A cooperação que está promovendo o “Dia dos Peixes” trabalha com mais de 600 empresas e organizações que buscam não somente aumentar o consumo de peixes e frutos do mar como conscientizar sobre a correta maneira de preservar os recursos marinhos. O governo apoia o movimento.
Nos últimos anos, o consumo de carne no Japão cresceu, ao passou que o de peixe apresentou significativa diminuição. No ano fiscal de 2021, o consumo per capita de peixes e frutos do mar ficou em 23,2 kg por pessoa, 60% do valor do ano fiscal de 2001 (40,2 kg) quando o maior valor foi registrado.
No Japão, os dias 29 de cada mês são conhecidos como os “dias da carne” (niku no hi). Nesta data, carnes são oferecidas com desconto nos supermercados e restaurantes.
FONTE: ALTERNATIVA ON LINE