Janela Para o JapãoNotícias

Governo do Japão poderá em breve exercer o direito de inquirir organização religiosa

É aguardado para sexta-feira um anúncio da ministra da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia do Japão, Nagaoka Keiko, no sentido de que o governo exerça o direito de inquirir a antiga Igreja da Unificação. A organização religiosa é acusada de solicitar vultosas doações de seguidores e de praticar ações de marketing questionáveis que consistem em vendas subordinadas à crença dos fiéis.

Uma comissão de especialistas que assessora a pasta aprovou terça-feira critérios para o exercício do direito de inquirir. Pelos critérios, membros de organizações religiosas podem ser inquiridos quando recaia sobre si a suspeita de frequentes infrações legais ou quando causem grandes prejuízos a seguidores.

O ministério cotejou casos relacionados à antiga Igreja da Unificação com os critérios definidos e concluiu que é possível exercer o direito de inquirir.

A pasta vai elaborar perguntas preliminares e definir os motivos da sindicância para sua apresentação até o fim do mês ao Conselho de Organizações Religiosas. Exercerá, então, o direito de inquirir a antiga Igreja da Unificação.

Se tomar conhecimento de fatos capazes de justificar uma ordem de dissolução da organização religiosa, a pasta estudará a possibilidade de pedir à Justiça a emissão de ordem de dissolução mesmo antes da conclusão da sindicância.

Será, então, o primeiro caso de exercício do direito de inquirir desde uma modificação da legislação concernente feita em 1996.

FONTE: NHK PORTUGÊS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *