Japão, Estados Unidos e Coreia do Sul irão responder com firmeza caso a Coreia do Norte faça testes nucleares
Os líderes do Japão, Estados Unidos e Coreia do Sul afirmam que condenam fortemente os lançamentos de mísseis balísticos pela Coreia do Norte e que irão responder de forma resoluta caso Pyongyang conduza um teste nuclear.
O premiê japonês Kishida Fumio, o presidente norte-americano Joe Biden e o presidente sul-coreano Yoon Suk-yeol emitiram uma declaração conjunta após se encontrarem à margem do encontro de cúpula da ASEAN no domingo.
A declaração afirma que o número inédito de lançamentos de mísseis balísticos neste ano pela Coreia do Norte representa “uma grave ameaça à paz e segurança na península coreana e além dela”.
Ela afirma que os três líderes exortam Pyongyang a cumprir com as resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas.
A declaração prossegue afirmando que o teste nuclear de Pyongyang “receberia uma resposta forte e resoluta por parte da comunidade internacional”. Ela afirma que o Japão, os Estados Unidos e a Coreia do Sul irão se coordenar no sentido de assegurar que “todas as sanções relevantes sejam plenamente aplicadas”.
A declaração sublinha o comprometimento norte-americano para reforçar a dissuasão estendida ao Japão e à Coreia do Sul “embasada pela plena escala de capacitações, incluindo a nuclear”.
Além disso, ela afirma que os três líderes conclamam a Coreia do Norte a retomar as negociações, afirmando: “O caminho para o diálogo permanece aberto em direção à resolução pacífica e diplomática”.
FONTE: NHK PORTUGUÊS