Brasileiro é preso por se apropriar de carteira encontrada em estacionamento
Um brasileiro de 27 anos foi preso na quarta-feira (16) sob acusação de se apropriar de uma carteira encontrada em um estacionamento no distrito de Suruga, em Shizuoka (capital da província de mesmo nome), informou o Shizuoka Shimbun.
No início deste mês, o brasileiro teria se apoderado de uma carteira (avaliada em ¥2.000) que foi largada no estacionamento por alguém que a roubou ou furtou.
Na quarta-feira, policiais abordaram o brasileiro durante uma patrulha de rotina e encontraram no meio de seus pertences a carteira com um documento de uma mulher jovem que mora fora da província de Shizuoka e que provavelmente era a dona do objeto.
O jornal não informou se o brasileiro está admitindo ou negando as acusações. Ele não apresentou um endereço específico e disse que trabalha fazendo demolição.
No Japão, esse tipo de crime é chamado de “senyuu ridatsubutsu ouryou-zai” (占有離脱物横領罪), algo como “roubo de patrimônio perdido ou extraviado”, que é mais aplicado quando alguém se apropria de dinheiro ou objeto achado na rua, por exemplo. A pena é de até um ano de prisão ou multa de até ¥100 mil.
O correto seria entregar qualquer objeto achado a um posto policial mais próximo. No caso de dinheiro, o valor total passa a pertencer à pessoa que encontrou se o dono não aparecer em um prazo de três meses.
FONTE: ALTERNATIVA ON LINE