Com o apoio do Ambulatório de Tabagismo da Santa Casa de Marília, aposentado de 81 anos para de fumar
Com o apoio do Ambulatório de Combate ao Tabagismo da Santa Casa de Marília, o aposentado Rubens Barros Pinto, de 81 anos, conseguiu parar de fumar, mostrando que não existe idade para largar o tabaco.
“Tivemos a honra de abraçar, pela vitória de parar de fumar, o ‘seo’ Rubens Barros Pinto. Com perfeita disciplina, ele é exemplo para todos os pacientes do grupo, mostrando o grande respeito à vida que nos foi concedida e ainda que deve ser melhorada a qualidade de vida em qualquer idade”, enfatizou a médica do Ambulatório de Combate ao Tabagismo, Edilaine de Oliveira Miguel.
O tratamento foi iniciado em maio deste ano e neste mês de novembro Rubens Barros Pinto pôde comemorar a vitória de parar de fumar. “Fumava há 50 anos e depois que tive um probleminha de saúde fui orientado pelo médico a largar o vício”, contou ele.
Com o apoio da equipe multiprofissional do Ambulatório de Combate ao Tabagismo, o aposentado obteve êxito. “Usava o adesivo e fazia as terapias em grupo. O pessoal da Santa Casa de Marília trata a gente muito bem. Eles me ajudaram bastante e sou muito grato por tudo”.
O Ambulatório
Mais de 4 mil pessoas já passaram pelo Ambulatório de Tabagismo da Santa Casa de Marília nos seus 16 anos de funcionamento. Cerca de 50% dos pacientes atendidos conseguiram parar de fumar em definitivo.
Encaminhamentos da rede municipal de saúde são realizados para o Ambulatório de Combate ao Tabagismo, que funciona no prédio do Complexo Ambulatorial “Bento de Abreu Sampaio Vidal” e também atende funcionários da instituição.
O Ambulatório de Tabagismo de Santa Casa de Marília conta com equipe multiprofissional. Além da médica Edilaine de Oliveira Miguel, compõem o grupo o terapeuta ocupacional Kleber Pelarigo, a assistente social Clotilde Carvalho de Souza e a auxiliar administrativa Solange Aparecida Gomes Aguiar. O atendimento é coordenado pela enfermeira Silvia Ferraz.