Comitê organizador dos Jogos de Tóquio é suspeito de envolvimento em licitações fraudulentas
Fontes de informações dizem que o comitê organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio pode ter tido envolvimento em licitações supostamente fraudulentas de eventos de teste relacionados aos Jogos.
Ainda segundo as fontes, o comitê é suspeito de ter elaborado, antecipadamente, uma lista de agências de publicidade e outras firmas que já tinham realizado serviços semelhantes, para cada evento esportivo.
Acredita-se que os promotores da justiça de Tóquio estejam investigando os casos suspeitos de violação da lei antimonopólio em cooperação com a Comissão de Comércio Justo do Japão.
O comitê organizador realizou 26 licitações em 2018 para selecionar as empresas que seriam encarregadas do planejamento dos eventos de teste.
Nove companhias e um consórcio ganharam as licitações em um valor total de mais de 500 milhões de ienes, ou cerca de 3,6 milhões de dólares na atual taxa de câmbio. Entre eles, inclui-se a grande agência de publicidade Dentsu.
As fontes dizem também que os licitantes vencedores fizeram, mais tarde, contratos sem licitação para realizar os eventos de teste e outros empreendimentos dos Jogos.
FONTE: NHK PORTUGUÊS