AMEI – DIA DE DOAR
No próximo dia 29 de novembro acontecerá mais uma edição do Dia de Doar. Movimento mundial fundado pela organização nova-iorquina 92Y, com o nome de Giving Tuesday (terça-feira da doação), que vem na sequência de datas comerciais famosas, como a Black Friday e a Cyber Monday. Realizado em 85 países, de forma oficial, é um grande movimento para promover a doação e a generosidade. No Brasil, o Dia de Doar foi realizado pela primeira vez em 2013, um ano depois da primeira edição, nos Estados Unidos, em 2012.
Inspirados por esse movimento de promoção da doação e da generosidade, a Associação Mariliense de Esportes Inclusivos (AMEI), que desde 2003 trabalha com o esporte para pessoas com deficiência, lançou a campanha Oportunizar – Realizando Sonhos.
O fundador da AMEI, Celso Parolisi Filho, falou sobre o trabalho realizado: “Ao longo desses quase 20 anos de trabalho muitas histórias lindas foram escritas, como a do Daniel Martins, deficiente intelectual, que saiu dos semáforos para se tornar tricampeão mundial, campeão paralímpico e recordistas mundial na prova dos 400 metros rasos. Outra história marcante é de Rogério Ruy que aos 20 anos, devido a um acidente, ficou paraplégico (cadeirante) e pelo esporte reescreveu sua história. Por ser atleta com excelentes resultados a nível nacional, teve direito a uma bolsa de estudos universitária, se formou em direito na UNIMAR (2014) e em 2021 foi empossado em um dos concursos públicos mais concorridos do país, do Tribunal Regional Eleitoral. Lembramos também da Alana Maldonado, judoca, deficiente visual, que saiu do anonimato da sociedade, para se tornar uma referência mundial no esporte paralímpico, detentora de medalha de ouro em Tóquio 2020, bicampeã mundial, ela é outra prova do que a união entre amor e esporte é capaz de fazer. A semelhança de todas essas histórias, é que a AMEI fez com que esses personagens deixassem de ser os coadjuvantes para se tornarem protagonistas na sociedade, todos tiveram suas vidas transformadas pelo nosso trabalho.”
O gestor da AMEI, Levi Carrion explicou o objetivo da campanha: “Através da campanha Oportunizar, a AMEI que atualmente atende 240 pessoas, vai aprimorar o trabalho já realizado. Queremos contratar novos profissionais, adquirir materiais de treinamento, realizar melhorias na nossa estrutura física, possibilitando assim, que muitas outras pessoas com deficiência continuem escrevendo suas histórias e realizando seus sonhos através do esporte. Temos muita confiança em que a sociedade abraçará essa campanha conosco.”
Nas redes sociais da entidade @amemariliaoficial serão postados conteúdos da campanha, como depoimentos de atletas e dos embaixadores, que já conta com nomes como de Pedro Lobo(Dori), Carlos Henrique Garla(Marilan), Prof. Celso(AMEI), João das Barreias(Atleta do Benfica), Nelso Jr. (Narrador da SPFC TV), Irmãos Piologos(Criadores do Mundo Canibal), Daniel Martins(Paratleta tricampeão mundial), Julia Durigan(Coordenador Ed. Física UNIMAR) e Ana Camila Freire(VP AMEI).
Para fazer a sua doação é só acessar o site ameimarilia.com.br e clicar em “Quero doar”.