VariadosVariedades

A metanfetamina e os monges budistas da Tailândia

Um templo budista da Tailândia ficou sem monges depois que todos os religiosos do local apresentaram resultado positivo em um teste de metanfetamina, anunciou na terça-feira (29) uma autoridade local.

A metanfetamina, popularmente conhecida como cristal quando produzida clandestinamente, é uma droga sintética estimulante cujos efeitos se manifestam no sistema nervoso central e periférico. Popularizado como “droga de abuso” devido aos efeitos agradáveis, intensos e de longa duração tais como a euforia, aumento do estado de alerta, da autoestima, da percepção das sensações e pela intensificação das emoções. Por outro lado, diminui o apetite, a fadiga e a necessidade de dormir. (Wikipédia)

Os quatro monges, incluindo um abade do templo do distrito rural de Buna Sam Phan, na província de Phetchabun, fizeram um teste de detecção de drogas na segunda-feira e todos tinham metanfetamina, segundo o administrador da região Boonlert Thintapthai.

Os religiosos foram transferidos para uma clínica para tratamento de desintoxicação.

O templo, agora sem monges, os habitantes temem que não possam realizar as “cerimônias de mérito”, cujo ritual implica que os fiéis forneçam comida aos monges para praticarem boas ações.

O administrador declarou que outros monges seriam designados para o templo.
De acordo com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), a Tailândia é um importante país de trânsito para a metanfetamina, que circula do estado de Shan, em Mianmar, através de Laos. Nos últimos anos, as autoridades do sudeste Asiático fizeram apreensões recordes de metanfetamina.

Nas ruas, os comprimidos dessa droga são vendidos por cerca de 50 centavos de dólar.

Por Eliza Kawano
Fonte: UOL Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *